maio 03, 2021

PÃEZINHOS DE LEITE



Pães de Leite

Agora que comecei a fazer pão em casa, não quero outra coisa.

Desta vez segui a receita de pãezinhos de leite da Clara de Sousa e ficaram muito bons.

A diferença para a receita original, foi que dei mais um tempo de fermentação e não coloquei a raspa da laranja, porque prefiro o sabor sem esse aroma.

Dá para 14 bolinhas com 70 grs cada, aproximadamente ou 20 bolinhas com 57 grs cada.

Ingredientes

  • 100 ml de leite
  • 1 saqueta de fermento seco de padeiro (11 g)
  • 600 g de farinha para bolos sem fermento ou T65
  • 100 g de açúcar branco
  • 100 g de manteiga sem sal derretida
  • 2 ovos Bio
  • raspa de 1 laranja pequena (não coloquei)
  • 1 c café sal (a receita diz uma pitada)
  • 50 a 100 ml água tépida
  • ovo batido ou manteiga derretida para pincelar (fiz com ovo batido)
  • açúcar q.b. para polvilhar (opcional, mas eu não coloquei)
  • 100 grs passas e sultanas (opcional)

Aqueça ligeiramente o leite. Misture o fermento e uma colher de chá de açúcar e deixe descansar uns 10 minutos, até espumar e crescer.

Na batedeira, coloque a farinha. Faça uma cova no meio e deite aí o fermento, o açúcar, a manteiga derretida, os ovos, (a raspa de laranja) e a pitada de sal. Bata com acessório misturador até obter uma massa compacta.

Sempre com a máquina a funcionar a velocidade média/baixa, vá juntando a água tépida a pouco e pouco até a massa ficar mais elástica, a colar-se ligeiramente aos dedos. Pode não ter necessidade de usar a água toda, mas eu usei toda.

Mude o acessório da máquina, para o gancho de amassar, e amasse durante uns 5 minutos, até ficar com uma massa fofa e bem ligada. Nesta altura deitei a mistura de passas e sultanas.

Unte uma taça com óleo (não usar manteiga porque esta vai incorporar-se na massa), coloque a bola de massa, tape com película aderente e uma pano por cima (ou uma toca de banho que tenha só para este efeito) e deixe levedar para o dobro, de preferência num local longe de correntes de ar, a 22º-24º. - eu ponho dentro do MW.

Retire a massa levedada para a bancada. Estique um pouco com o rolo da massa para retirar o ar e dobre tipo envelope, puxando os quatro lados para dentro. Depois enrole tipo croissant e boleie sobre a bancada, de modo a que a bola fique com alguma tensão, arrastando a bola na bancada sem a virar (esta etapa não vem na receita original).

Leveda mais uns 30 min (se a massa estiver a 24º) ou mais, ou menos, dependendo da temperatura da sua casa. Se a casa tiver mais quente, demora menos tempo; o contrário também se aplica. Se a casa estiver muito quente, tipo 35º, deixe levedar no frigorífico e verifique quando cresceu.

Nesta altura verificar o véu da massa. Estique um cantinho da massa entre os dedos e, se conseguir uma pelicula de massa muito fina sem quebrar, então a massa está pronta.

Faça bolinhas sem apertar a massa (entre 50 a 75 g de massa para cada pãozinho) e coloque-as, afastadas, num tabuleiro forrado com papel vegetal de cozinha. Cubra com um pano e deixe levedar novamente para o dobro, num local sem correntes de ar. Eu coloco dentro de um armário.

Depois de bem levedados, pincele os pãezinhos com a gema diluída num pouco de leite ou água. Polvilhe com açúcar (opcional, eu não coloquei açúcar)) e leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos. Se usar dois tabuleiros em duas prateleiras do forno, mude-os de posição a meio do tempo, para os pãezinhos dourarem por igual.

Retire do forno e deixe arrefecer. Sirva mornos ou à temperatura ambiente.

Tenho-os guardado no congelador e comido um por dia, torrados, ao lanche. são muito bons!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário