Focaccia
- 262,5 ml água (é mesmo assim, não é gralha)
- 1/4 c chá fermento em pó para pão (Fermipan)
- 1 c chá mel
- 350 grs farinha sem fermento
- 1/4 c sopa sal (6 grs)
- 20 ml azeite + para olear a forma e para o acabamento da focaccia
- 1/4 c chá de sal
- 25 ml de água tépida
- 75 grs uvas pretas doces sem grainha
- 2 cebolas roxas às rodelas finas
- 4 fls louro
- 2 ramos alecrim
- sal em flocos ou flor de sal
- Casca de 1/2 limão em tiras fininhas
De véspera
Num copo, dissolvi o fermento e o mel na água, mexendo bem.
Numa tijela, misturei a farinha com o sal, e depois juntei a anterior mistura de fermento e o azeite. Misturei bem com uma espátula, raspando bem os lados da tijela com ajuda do raspador de massas.
Cubri com película aderente e deixei a levedar em local afastado de correntes de ar, à temperatura ambiente durante umas 12h-14h ou até duplicar de volume. A casa estava a uma temperatura de 18º.
No dia
No dia seguinte de manhã, oleei uma forma (pyrex ou metálica) com 20cmx15cmx4cm com azeite, verifiquei se a massa já estava bem crescidinha e deitei-a no tabuleiro.
Voltei a barrar com azeite por cima com algum cuidado (2 c sopa) e estiquei um pouco com os dedos para que cobrisse todos os cantos da forma.
Ficou novamente a levedar/fermentar, desta vez por 1/2 hora, do mesmo modo.
Com os dedos com azeite, pressionei a massa fazendo uns pequenos rebaixos (o polegar que é maior, resulta melhor), com afastamento entre eles de 3 cm.
Salmoura
Preparei a salmoura, misturando 1/4 c chá de sal com 25 ml de água tépida, misturando até dissolver o sal e barrei a massa com essa aguadilha, tendo o cuidado de pincelar também os rebaixos.
Mais outra fermentação de 45 min e, quando estava quase no fim da fermentação, pré-aqueci o forno a 220º (fan 210º).
Agora era altura de cozer a massa:
Enterrei um pouco as uvas na massa, coloquei as folhas de louro por cima, o alecrim, as cebolas e salpiquei com o sal. Barrei com um pouco de azeite por cima e forno com ela.
Fica a cozer durante uns 25/30 min, a meio do forno, até a base estar tostada, algumas uvas rebentarem, dando uma bonita com roxa à massa, a cebola amolecida e o alecrim e o louro crocantes.
Mudei a forma para os apoios laterais inferiores do forno, salpiquei com as tirinhas do limão, mais azeite e sal por cima, e assei mais uns 7 min.
Retirei do forno, barrei novamente com mais um pouco de azeite, e deixei arrefecer uns 5/10 min dentro da forma.
Nessa altura, retirei da forma e cortei em fatias grossas. Deve comer-se morna.
Caso queira guardar alguma focaccia que tenha sobrado, embrulhar, depois de fria, em papel vegetal de cozinha e fechar dentro de um saco de plástico. Antes de a reutilizar, tostar ou reaquecer antes de servir.
Se congelar, deixe primeiro descongelar totalmente no frigorífico e depois repita o processo de reaquecimento ou tostagem.
É mesmo muito boa, super gulosa! O azeite, que parece ser muito, dá o crocante especial à massa.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário