abril 13, 2021

PÃO DE ALMECE OU ATABEFE

Pão de almece ou atabefe

No Alentejo há um produto chamado almece ou atabefe, que não é mais do que o estado natural do requeijão. O requeijão forma-se quando se espreme o almce para retirar o soro coalhado.  Compra-se facilmente num Intermarché da zona.

Para este pão, usei o almece que contém os bocadinhos de requeijão e o soro. Para não ir mais líquido do que partes sólidas, bati primeiro o almece num processador e depois pesei as 200 grs.

Ingredientes

  • 4 chav far trigo tipo 65 (560 grs)
  • 1 c sopa fermento seco para pão (Fermipan)
  • 1/3 chav açúcar (70 grs)
  • 1/2 c sopa sal
  • 1/3 chav óleo (80 grs)
  • 1 ovo grande ligeiramente batido
  • 200 ml almece

Começar por misturar os secos numa tijela grande.
Abre uma cova no meio e deita o ovo batido, o óleo e o almece.

Com a mão ou com o gancho da batedeira, amassar bem. Com a mão uns 10 min e com a batedeira uns 5 min até a massa se agarrar ao gancho.

Coloca-se a massa numa bancada sem farinha, forma-se uma bola criando tensão, e vai a levedar novamente na tijela limpa, tapada com película aderente ou uma toca de banho reservada para o efeito, num ambiente a 24º-26º, dentro do MW por exemplo. Interessa que a massa não apanhe correntes de ar. 

Leveda por 1 hora ou mais, até dobrar de volume, dependendo da temperatura da casa. A mim levou 3 horas porque a casa estava a 15º. Pode levar a noite toda se colocado em saco de plástico fechado e coberto com um pano no frigorífico.

Depois, deita-se a massa novamente sobre a bancada e, com os dedos, tira-se o ar à massa, formando um rectângulo com espessura alta, tipo foccacia.

Dobra-se o rectângulo com os quatro lados para dentro tipo envelope, dá-se uma volta à massa, estica-se novamente com os dedos em rectângulo, verifica-se o véu com as mãos e, caso o véu esteja bem fininho, enrola-se tipo torta e deixa-se a levedar mais 1H00/ 1H30 nas mesmas condições já referidas anteriormente, numna taça limpa e um pouco oleada, para não pegar ao fundo. Pode levar mais tempo.

Entretanto, vamos vigiando a fermentação e, quando estiver quase, pré-aquece-se o forno a 200º, no qual se coloca um tacho de ferro fundido com tampa a aquecer.

Quando o forno atingir os 200º e massa estiver bem fermentada, retira-se o tacho do forno, salpica-se com farinha no fundo ou coloca-se papel vegetal de cozinha e deita-se o pão no tacho com a costura para baixo.

Com uma lâmina dá-se um golpe por cima, ou fazem-se os golpes que se pretenderem para uma apresentação mais bonita. Salpica-se o pão novamente com farinha, tapa-se o tacho e vai ao forno durante uns 30/ 35 mim.

Destapa-se o pão e deixa-se mais una 10 min sem tampa para dourar por cima.

Verifica-se se o pão está cozido, dando umas pancadinhas na base. Deve ter um som oco.

Ana.

Sem comentários:

Enviar um comentário