Harira, Sopa de Tomate, lentilhas e Grão
Segundo o site Taste of Maroc, Harira é uma sopa tradicional marroquina que se come a seguir ao Ramadão. Muito perfumada, é muito popular em casas e restaurantes marroquinos, podendo mesmo encontrar-se à venda nas bancas de street food.
O nome Harira tem origem na palavra árabe seda e faz referência à textura da sopa depois que ela foi engrossada com ovos ou uma tedouira de farinha e água. Este espessante pode incluir fermento e deixado a fermentar por um ou dois dias.
Embora o harira seja preparado durante o ano todo, é conhecido como associado ao Ramadão, quando é provável que seja servido junto com chebakia e outros alimentos tradicionais, para quebrar o jejum. Esta tradição é tão profunda, que muitos marroquinos consideram que uma refeição durante o Ramadão se encontra incompleta se não houver harira na mesa.
A minha harira foi ajustada da receita que segui, tendo adicionado as malaguetas e o piri-piri, ajustado os temperos e susbtituído a aletria por massa-pérola.
Ingredientes
- 1 chav grão seco demolhado (não descasquei)
- 6 tomates grandes maduros (900 grs)
- 1 fl louro
- 1 cebola grande picada
- 1 talo de aipo (com folhas), picado
- 1 ramo pequeno de salsa, finamente picada (usei a quantidade de um vasinho pequeno dos que se vendem dos supermercados)
- 1 ramo pequeno de coentros, finamente picado (usei a quantidade de um vasinho pequeno dos que se vendem dos supermercados)
- 230 grs frango do campo pesado sem pele e sem ossos, de preferência coxas ou pernas, que são mais saborosas (pode ser cordeiro)
- 3 c sopa azeite
- vários ossos de sopa (pedi uma carcaça de frango no talho, mas podem ser ossos de qualquer carne, porque é só para intensificar o sabor)
- 1 c sopa smen (manteiga clarificada com sal) (opcional, não usei)
- água (pode ser mais ou menos, consoante se queira a sopa mais ou menos grossa)
- 2 chav lentilhas verdes ou castanhas, secas
- 3 c sopa de cxoncentrado de tomate misturada com 1 chav água
- 1,5 c sopa de sal grosso
- 1 c sopa de gengibre fresco ralado
- 1 c chá de piri-piri
- 2 malaguetas vermelhas sem sementes (tamanho de um dedo), picadas
- 1 c chá de canela em pó
- 1/2 c chá de açafrão-da índia
- 3 c sopa de massa pérola
- Tedouira - 1 chav farinha diluída em 2 chav água (opcional, não usei)
- Limão
- Coentros picados qb
- iogurte grego qb
- pão naan
Preparação
Demolhei o grão durante a noite.
Triturei o tomate com ajuda de um
processador e estufei. Usei a Bimby. Piquei o tomate durante 5 seg/ Vel 5 e
depois estufei durante 15 min/ vel 1/ 100º.
Piquei a cebola no processador.
Cortei o aipo em rodelas finas.
Piquei as ervas com os talos.
Sopa
Na panela de pressão, selei a carne de
frango no azeite, em lume médio.
Juntei a carcaça do frango, o grão, o tomate estufado, a cebola, os temperos, o smen (se for usar) e 2 chav de água. Deixei ferver, fechei a panela e deixei a cozer durante 25 minutos. Se usar uma panela normal, cozinha 45 min.
Juntei as lentilhas, a mistura de pasta de tomate com a água, as malaguetas, as ervas picadas e 1lt de água. Logo que iniciou fervura, voltei a fechar a panela de pressão e cozinhou mais 45 minutos.
Depois, com a sopa a ferver, adicionei a massa-pérola, fui mexendo e deixando a fervilhar 5 min até as massinhas estarem al dente.
Apaguei o lume, tapei a panela e reservei. Provei, ajustei os temperos e servi já nas taças.
Deitei por
cima 1 c sobremesa de iogurte grego, 1 gole de azeite, coentros picados e
uns pingos de limão, para quem gostar de um toque de acidez na sopa. Acompanha com pão naan.
Tips:
Pode engrossar a sopa até obter uma
consistência sedosa e cremosa, adicionando aos poucos a tedouira (mistura de farinha e água), mexendo sempre para garantir
que fica bem misturada. Cozinhe a sopa por mais 5 a 10 minutos, mexendo
ocasionalmente e removendo qualquer espuma que se forme na superfície. Eu não adicionei a tedouira, preferindo diminuir na quantidade água da cozedura.
Diluir a farinha na água para a tedouira com antecedência, ajuda a garantir que não tenha grumos ao adicioná-la à sopa.
Ao reaquecer a sopa, use lume médio ou baixo e mexa sempre para evitar que as lentilhas se colem ao fundo da panela e queimem.
Se quiser congelar a sopa, faça-o antes de adicionar o espessante (Tedouira) e, de preferência, antes de adicionar as massinhas.
A Lou hoje veio cá almoçar e, como sei que gosta de receitas de outraas nações, servi esta sopa bem quente, com o pão naan acabado de fazer. Super reconfortante e não precisa de mais nada para ser uma refeição completa!
Ana.
Sem comentários:
Enviar um comentário