maio 26, 2021

BOLO DE BANANA VEGAN

Bolo de banana Vegan

Pois é, mais um bolo de banana que os ingleses chamam pão mas, para mim, é um bolo de chá: porque tem açúcar que justifique chamar-lhe bolo. E pode ser comido com manteiga ou doce. eu prefiro assim, sozinho.

É vegan porque não leva qualquer ingrediente de origem animal. E leva farinha de amêndoa o que, para mim, é sucesso garantido, dando-lhe sabor, ficando mais pesado e húmido.

Fica muito bom comido no dia ou, melhor ainda, no dia seguinte. No próprio dia, ontem,  achei muito doce mas hoje...muito bom com o meu café no final do almoço. Congelei já em fatias que vou tirando sempre que me apetecer, ou seja, todos os dias a seguir ao almoço ou lanche. Depois que não me queixe...

A receita original é da Michelle do Healthier Steps. A minha versão acrescenta a canela.

Ingredientes

  • 1 chav leite amêndoa sem açúcar de preferência (marca Rude Health é muito boa)
  • 2 c chá extracto de baunilha
  • 1/3 chav óleo de coco derretido
  • 2 c sopa linhaça moída
  • 3 bananas muito maduras, descascadas e esmagadas
  • 1 1/2 chav farinha sem fermento T55
  • 1 chav farinha de amêndoa
  • 1 chav açúcar de cana orgânico
  • 2 c chá fermento em pó para bolos
  • 1/2 c chá sal moído
  • 1/2 c chá canela
  • Óleo de coco para olear a forma

Com óleo de coco untei uma forma de bolo inglês com 20 cm de comprimento medido por dentro, forrei o fundo e os lados maiores com papel vegetal de cozinha, voltei a olear e reservei.

Numa tijelinha misturei o leite de amêndoa com a baunilha, o óleo de coco e a linhaça, e reservei.

Num prato, esmaguei as bananas com um garfo reservei.

Nesta altura pré-aqueci o forno a 190º.

Noutra taça, misturei os secos - as farinhas, o açúcar, a canela, o fermento e o sal.

Deitei a mistura de leite nos secos e envolvi bem. Juntei as bananas esmagadas e voltei a mexer até estar tudo bem incorporado.

Coloquei a massa na forma e assei por 70-90 minutos ou até um palito inserido no meio sair seco.
Se vir que começa a queimar por cima, cubra a forma com uma folha de alúminio.Vá vigiando.

Retirei a forma do forno e deixei o bolo a descansar dentro da forma sobre uma grade durante 10 min.

Depois, foi só desenformar e deixar arrefecer sobre a grade.

É muito saboroso!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário