Arroz de grelos com filetes de peixe-espada
Gosto muito dos sábados de manhã e da minha volta no mercado, para ver o que a época tem para me oferecer. Desta vez o meu olhar centrou-se nos grelos e imediatamente num arroz de grelos para acompanhar os tradicionais filetes. Tendo encontrado um objectivo, dirigi-me à banca de peixe da Teresa, comprei uns filetes de peixe-espada e umas puntillas (nao resisti), mais umas batatinhas novas e umas favas para outros preparos, e vim para casa.
A feitura deste arroz é simples, mas a minha mãe, e principalmente a minha avó que cozinhava mais, não a fariam com estes preceitos. Mas os conhecimentos vão evoluindo e o branquear dos grelos aqui é importante.
Este arroz fica uma delícia!
- 1/2 molho de grelos
- 0,5 dl azeite
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes alho picados
- sal
- 150 grs arroz carolino
- água de cozer os grelos (3,5 vezes a quantidade do arroz)
Comecei por lavar os grelos, escorrê-los num passador e branqueá-los por 5 min em água a ferver com sal, para perderem um pouco do seu amargo.
De seguida, escorri os grelos novamente através do passador, passando-os por água fria, para manterem a bonita cor verde. Reservei a água da cozedura para cozer o arroz.
Coloquei os grelos bem escorridos numa taça e parti-os com uma tesoura, para depois se misturarem com o arroz de uma forma mais homogénea.
Passei para o refogado: Aqueci o azeite numa panela com fundo espesso, no qual deitei a cebola com uma pitada de sal, para permitir uma mais rápida saída dos líquidos. Sempre em lume baixo, e passados uns 10 min, deitei o alho. Não o coloco logo no início, porque queima facilmente.
Quando a cebola estava amarelinha e amolecida, deitei a água fervente em que os grelos cozeram (para medir a quantidade líquido, coloquei o arroz numa tacinha, para ver que volume ocupava e calculei 3,5 vezes essa quantidade de água). Sea água de cozer os grelos não chegar, acrecentar o necessário de água para perfazer as 3,5 vezes do arroz.
Quando a água levantou fervura, acrescentei o arroz, tapei o tacho e deixei em lume brando até o arroz estar quase cozido.
Nessa altura, envolvi os grelos no arroz, temperei de sal e pimenta, e desliguei o lume.
Descansou 5 min, antes de ir para a mesa.
Fica um arroz cremoso, malandrinho, muito bom.
Quanto aos filetes, deixei-os a marinar de véspera em sumo de limão. Quando o arroz estava quase pronto, retirei-os da marinada, enxuguei-os em papel aborvente, temperei-os de sal e pimenta, passei-os por farinha e por ovo ligeiramente batido e deitei-filetesos em óleo quente para fritarem.
Estava um dia sol e, na minha varandinha, juntamente com 'os meus botões' e um copo de vinho tinto, deixei a calma entrar, acompanhada pelo Yuri, o gato, que sempre me acompanha, principalmente, quando o cheirinho a peixe chama por ele. :)
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário