Pois é, não há bela sem senão! Depois dos fritos, perús, chocolates, bolos-rei, o corpito que não tem qualquer complacência com as datas festivas, alargou, inchou...e é melhor que volte ao normal para não ter que comprar o número a seguir das calças que vão ser sempre motivo de irritação.
Assim, aqui vai uma receita gulosa e saudável, porque saladas frias não apetece mesmo! pelo menos a mim que vivo numa casa impossível de aquecer.
Ingredientes
- 500 grs carne
moída de coelho, frango ou perú (usei perú)
- 1 clara
- 0,5 cebola cortada em pedaços
- 1 dente alho
- 2 colheres (sopa) farelo de aveia ou 1,5 fatias de pão integral
- 0,5 chav chá salsa
- 1 c. chá sal
- pimenta preta
- Tomatada grossa qb
Na Bimby, ou num processador moa todos os ingredientes, com excepção da carne.
De seguida, envolva na carne moída e forme umas bolinhas com uns 2 cm de diâmetro. Leve agora a forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos.
Para a tomatada, como tenho sempre passata caseira guardada (também pode comprar já feita), foi só fazer um refogado com 1 cebola, 1 dente de alho picados e um fio de azeite, juntar à passata, deitar umas folhas de mangericão fresco sal e pimenta qb e deixar cozinhar por uns 15 min em lume muito baixinho e tacho passado.
Enquanto tudo se compunha, fui cozer a massa. A Gabi tinha-me oferecido um fusili de massa de arroz e quinoa que não tem glúten e é óptimo.
Coloquei as almôndegas numa travessa, cobri com a tomatada grossa e acompanhei com a massa e bróculos cozidos. Ficou muito bom, jantei bem e sem culpa acrescida! :) pode acresentar parmesão ralado na hora.
Esqueci-me de fotografar a receita, o que me acontece muitas vezes...mas como tinham sobrado algumas almôndegas que congelei, noutro dia com menos tempo para cozinhar, acompanhei-as com esparguete e umas lascas de parmesão.
Ana.
Sem comentários:
Enviar um comentário