Back to basics. tinha uma posta de bacalhau cozido e, em vez de fazer uns pastéis, apeteceu-me antes umas pataniscas que, normalmente se fazem com bacalhau crú. Mas resultou muito bem. Estive a pesquisar receitas e acabei por retirar o que achei de melhor de cada uma delas e fiz as minhas pataniscas. Esta quantidade dá para umas 20 unidades.
Ingredientes
- 200 grs bacalhau cozido ou uma posta pequena
- 5 pés de salsa
- 75 grs cebola ou 1 cebola pequena
- 2 dentes alho pequenos
- 2 ovos
- 175 grs de farinha
- sal e pimenta q.b.
- Azeite q.b.
- 150 grs a 300 grs de água de cozer o bacalhau.
Cozer o bacalhau
Pode cozer de forma tradicional mas eu fiz na Bimby.
Coloquei no copo 800 grs de água junto com um fio de azeite e a Varoma com o bacalhau (aproveitei para cozer várias postas de bacalhau ao mesmo tempo) - 25 min/ Temp Varoma/ Vel 1. Retirei o bacalhau e reservei. Reservei tb a água de cozedura.
Se fizer com o bacalhau crú, omita este passo. Desfaça-o em lascas e, antes de colocar o bacalhau no polme, deixe-o uns 15 min a marinar num pouco de leite e sumo de limão para as pataniscas ficarem mais macias.
Desfiar o bacalhau
Pode colocar num pano limpo e esfregar ou na Bimby 2 seg/ Função inversa/ vel 4. Repetir se necessário. Reservar.
Picar a cebola, a salsa e o alho
Com a faca ou na Bimby 5 seg/ Vel 5. Reservar.
Fazer o polme
Misturar a cebola, a salsa, o alho, os ovos, a farinha, 150 grs da água de cozer o bacalhau e um pouco de sal e pimenta numa tijela ou, na Bimby, 2 min/ Vel 5. Como a água do bacalhau ficou um pouco salgada, não adicionei o sal e, no final, os sabores ficaram equilibrados. Se ficar muito grosso, ir juntando mais água de cozer o bacalhau.
No final, envolver o bacalhau no polme 15 seg/ Vel 3.
Costumam-se fritar em bastante óleo quente, mas experimentei de uma forma mais saudável e ficaram muito boas.
Numa frigideira anti-aderente, deitei 1 c sopa de azeite e deixei aquecer. Para 3 pataniscas, verti 3 colheres de sopa do polme de bacalhau na frigideira, espalhei um pouco com a colher, ficando com uma espessura de 0,5 cm e, quando as pataniscas estavam tostadinhas, virei-as para fritar do outro lado. Repeti o processo colocando 3 pataniscas de cada vez e dexei-as sobre papel de cozinha para absorver um pouco a gordura. Se tiver que fritar muitas pataniscas, vá acrescentando uma colher de sopa de azeite ao fundo da frigideira, à medida que seja necessário.
Para uma versão mais tipo bolinho de bacalhau, frite colheradas do polme numa fritadeira ou numa frigideira funda com óleo. Parecem sonhos. Prefiro a primeira versão de umas pataniscas fininhas, crocantes por fora, e macias por dentro.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário