fevereiro 18, 2021

PÃEZINHOS DE IOGURTE



Ando muito entusiasmada a experimentar receitas de pão. Leio vários livros, vejo videos de youtube e começo agora a ter alguma consciência dos vários processos de pré-fermentos, fermentos, naturais, etc.
Mas ainda tenho um looooongo caminho a percorrer.
 
A Isabel dos Cinco Quartos de Laranja, colocou a receita destes pãezinhos no blog.
Nesse mesmo dia fui experimentar, de tão fáceis que são. 
Gostei muito e comi um ainda não era hora do lanche e mal arrefeceram.

Ingredientes
  • 250 g de farinha de trigo com fermento peneirada (usei Branca de Neve farinha para bolos super-fina)
  • 2 iogurtes naturais / 240 grs, ligeiramente amornado no MW.
  • 1 colher de chá mal cheia de sal fino/ 4 grs
Numa taça misturei a farinha com o iogurte, com ajuda de uma colher de pau e depois com a mão.  De seguida, adicionei o sal e voltei a misturar com a mão até estar tudo bem envolvido. Fica uma massa que se pega aos dedos.Tapei com película aderente e deixei a descansar 15 minutos.
 
Após esse tempo, deitei a massa na bancada salpicada com farinha. Polvilhei também a massa com um pouco de farinha. Fiz um rolo da massa, pesei-a com ajuda da balança digital e depois dividi em 6 porções iguais (mais ou menos 80 gra cada porção).

Com ajuda da mão, formei 6 bolinhas tal como está neste video de instagram da Isabel. Deixei descansar mais uns 15 min, enquanto pré-aquecia o forno a 200º. antes de irem para o forno, fiz um corte rápido com uma lâmina na superfície para ficarem mais bonitos. Se não tiverem uma lâmina, um X-Acto ou uma faca de serrilha também dá.

Também se podem levar a cozer numa frigideira antiaderente ao lume (pode
pincelá-la ligeiramente com um fio de azeite), deixando primeiro aquecer a frigideira e de seguida, colocar as bolinhas, achatando para cozinharem mais depressa durante 5 min de cada lado. Parecem pãzinhos do caco. Neste caso, não se dá o golpe em cima.

Quando saem do forno ou da frigideira, deixar arrefecer 5 min sobre uma grelha.
 
Se não os comer no dia, guarde no congelador.
 
São muito bons!
 
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário