Ingredientes
- 60 gr farinha (tipo 55, sem fermento)
- 60 gr açúcar em pó
- 60 gr manteiga sem sal derretida
- 1 ovo bio
- 1/4 c chá canela em pó
Fiz o açúcar em pó na Bimby: 100 grs/ 1 min/ Vel 5 a 7. (Pano por cima para o pó não sair pelo bocal).
Depois, pesei a quantidade certa da receita e guardei o restante.
Misturei o ovo com açúcar, a farinha e a canela com uma vara de arames. Juntei a manteiga derretida e mexi bem para não ficarem grumos. Coloquei o creme num saco de pasteleiro e deixei no frigorífico meia hora.
Nesta altura, pré-aqueci o forno a 180ºC. Retirei o tabuleiro do forno e coloquei por cima uma folha de papel vegetal própria para as línguas de gato não pegarem.
Enquanto o forno aquecia, comecei a formar as minhas línguas de gato. Cortei uma pontinha ao saco com 0,5 cm, e fui deitando bolinhas minimas com 1 cm de diâmetro, duas a duas, separadas entre si 0,5 cm.
Com um termómetro do forno, verifiquei se, entretanto, este tinha atingido a temperatura certa.
Coloquei o tabuleiro no forno e foi vê-as alourar e juntarem-se para termos a forma original das línguas de gato. Ficam no forno uns 7 minutos.
Como esta quantidade dá para dois 2 tabuleiros, enquanto um tabuleiro estava no forno, fui formando as restantes bolinhas noutro papel vegetal.
Da primeira vez, ainda desenhei uma matriz com as bolinhas separadas entre elas como diz a receita, mas percebi que esse trabalho era escusado. Ganhando alguma prática, ficam como se pretende.
E depois, se ficarem um pouco diferentes, umas pareciam borboletas porque se juntaram quatro a quatro, até tem graça!
Para a próxima, vou fazer um tabuleiro só de borboletas!!!
Como umas 5 com o café a seguir ao almoço!!!!
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário