fevereiro 06, 2014

BOLACHINHAS DE AVEIA

  Oat fields, Claude Monet


Bolachinhas de aveia

A Maria já está farta das constantes arrufadas, queques e pães de Deus que leva para os lanches da escola. Assim, fui pesquisar umas bolachas na net. Descobri esta do Simon Rimmer, um dos cozinheiros  que escreve para a BBC.
A receita é muito mais complexa do que a que eu fiz. Sobre as bolachas, ele ainda põe um creme de caramelo (fudge) e chocolate branco derretido. Só as bolachas são ricas o suficiente para levar como snack.

Ingredientes
  • 225 gr de farinha com fermento
  • 200 gr de açúcar demerara
  • 225 grs de flocos de aveia
  • 225 grs de manteiga derretida
  • 50 gr de golden syrup
  • 1/2 c de chá de bicaborato de sódio misturado com 1 c chá de água quente
Liguei o forno a 180º.
Misturei todos os secos numa tigela, abri um buraco no meio e deitei a manteiga derretida misturada com o golden syrup e o bicarbonato de sódio diluído em água. Misturei bem todos os ingredientes e, com a ajuda das mãos um pouco oleadas, fiz umas bolinhas com uns 3 cm de diâmetro.
Coloquei-as sobre uma folha de papel à prova de gordura (greaseproof paper), com uma boa distancia entre elas, achatei-as com um garfo e cozinhei-as durante 15 min, até estarem douradas.
Arrefeceram sobre uma rede e foram de seguida para mesa do lanche.

Como sempre, gosto mais das bolachas frias do que mornas. A Maria gostou muito e acha-as compulsivas. Sente-se a aveia e o mel. São tão doces que não as imagino com mais nada por cima!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário