fevereiro 21, 2014

AS MINHAS GAMBAS AL AJILHO


Camarões al Ajillo

Esta pequena amostra de sol já me fez sair do inverno e ir comprar uns camarões para o almoço do sábado passado, num dos meus passeios favoritos ao Mercado de Alvalade, de manhã.
Al Ajillo é um modo de fritura em alho, como o nome indica em bom castelhano.
As minhas gambas são camarões e, para além do alho, levam uma malagueta, vinho branco ou cerveja e o essencial: o líquido que sai das cabeças das ditas cujas esmagadas. Para isso, uso camarões grandes, para conseguir maior quantidade de líquido.

Aqui vai a receita:

Ingredientes para 4 pessoas
  • 16 Camarões grandes
  • Sal grosso
  • 2 dl azeite
  • 1 cabeça de alhos
  • 1 Malagueta pequena vermelha ou uma colher de chá de Achar de Manga (como a Lou fazia)
  • ½ copo de vinho branco bom ou de cerveja branca.
  • salsa picada

Começo por deixar descongelar um pouco os camarões para os conseguir descascar, mantendo o rabinho. Reservo as cabeças. Dou um golpe superficial ao longo das costas do camarão e retiro a tripa preta. Esta acção tem duas funções: a de retirar a tripa que dá mau sabor e é indigesta e a de dar uma forma aos camarões mais bonita depois de cozinhados.
De seguida, pico os alhos com uma faca (não uso o picador por que os desfaz em papa e o sabor fica amargo) e junto ao azeite quente, juntamente com a malagueta pequenina (mais picante do que as outras). Junto ao refogado as cabeças dos camarões que vou espremendo até retirar todo o líquido castanho que se mistura com azeite. Nesta altura, já  apetece molhar o pão, mas é melhor esperar! Deixo em lume baixo uns minutos só para o azeite ganhar sabor.
Retiro as cabeças e, ou passo à etapa final ou deixo o acabamento para a hora de servir.

Salpico os camarões com o sal e verto-os para a frigideira com o azeite quente. Refresco com o álcool e vou dando a volta aos camarões. Refresco com um pouco de salsa fresca picadinha.
Estes não devem fritar mais do que uns 2 minutos, dependendo do tamanho, senão ficam tipo borracha.
 Depois, é só ir a correr para a mesa. Abrir um pão quente e mergulhar no molho, enquanto se continua a beber do mesmo vinho.
A minha varandinha é o que me prende a esta casa! E com sol, musiquinha, uns amigos e uns petiscos…

Uma alternativa é transformar esta entrada num prato principal, deitando os camarões com o molho sobre uma esparguete acabado de cozer.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário