fevereiro 02, 2013

SAFIO OU CONGRO


 Caldeirada de Safio

Caldeiradas há muitas, mas a de Safio sempre me acompanhou nas várias Estações do ano em casa dos meus Pais e na minha.
Em tempos chamavam-lhe Safio, hoje é Congro. Mas para mim sempre será Safio.
Na ida ao Mercado escolher as postas abertas, são as que têm menos espinhas e pedir para cortar com mais ou menos 3 dedos de largura.
Cozinhá-las no própria dia ou congelá-las para mais tarde, o sabor não se perde desde que o peixe seja fresco
Receita para 4 pessoas
  • 4 postas de safio da parte aberta
  • Fígado de peixe ( facultativo)
  • 4 batatas médias cortadas ás rodelas grossas
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • Azeite q.b.
  • Água qb
  • 1 colher de sobremesa de pimentão doce em pó
  • 1 ramo de poejos
Coloca-se o azeite a cobrir ligeiramente o tacho
Corta-se a cebola em rodelas finas e os alhos.
De seguida colocam-se em camadas o tomate descascado em rodelas finais seguido das batatas em rodelas grossas.
Por fim colocam-se as postas de safio e os fígados. Acrescenta-se sal a gosto, o pimentão doce e água a cobrir ligeiramente as batatas.
Coze em lume brando aproximadamente meia hora.
A 5 m do final aromatiza-se o caldo com um ramo de poejos do jardim.
Há quem prefira substituir a água por vinho branco e acrescente ainda pimento verde aos cubinhos. Mas eu prefiro o sabor da frescura do peixe do mercado.
Come-se simples ou em cama de sopas de Pão Alentejano ( da Fermentopão ou Martinlongo)
Lou

1 comentário: