fevereiro 04, 2013

DEHYDRATOR




Barritas energéticas

A minha filha Filipa no Natal ofereceu-me um desidratador.
Para além de eu gostar de electrodomésticos, este fez o meu especial prazer.

A desidratação é um modo de conservação dos alimentos e, para mim, que vou deixando por vezes apodrecer bananas e peras, dá muito jeito, no mínimo, para fazer uns snacks que me acalmam a fome a meio do dia de trabalho.
No outro dia experimentei deitar uma mão desta fruta seca numa taça com yogurte grego, deixei hidratar um pouco e ficou um lanche muito bom com texturas crocantes e cremosas.

Cortam-se os frutos em lâminas finas – eu deixo ficar a casca -, colocam-se nos tabuleiros e ficam a secar entre 6 a 18 h a 55º. Eu deixo durante a noite e, no dia seguinte, é só encher um saco e levar para o atelier. Já experimentei com kiwis, maçãs, peras, bananas e tangerinas.

Hoje experimentei a fazer barritas de cereais.
Com menos recursos somos mais criativos e, sendo assim, passei a levar as refeições para o atelier. Ao príncipio reagi mas agora até gosto – come-se melhor e ainda dá tempo para fazer montes de coisas durante a hora do almoço.
Usei estes ingredientes mas também dá para se fazer outras misturas. Hei-de experimentar outras combinações como a banana fresca em substituição das sultanas ou mesmo os frutos já desidratados e moídos em misturado com o muesli. O equilíbrio entre os secos e os húmidos deve ser sempre alcançado, de modo a conseguir-se uma pasta, e é uma questão de se ir experimentando à medida que se vão pondo os ingredientes no processador.

Ingredientes
  • 2 tâmaras sem caroço
  • 1/2 copo de sultanas
  • 1 pitada de sal
  • 1 maçã grande
  • 2 copos de muesli
  • 1 colher de sopa de mel


Passar os ingredientes no processador ou no 1.2.3., estender a massa com a ajuda de um rolo e deixar a secar durante 10 horas no desidratador a 55º.

Amanhã já vou ter lanchinho reforçado a meio da manhã.
Ana 

Sem comentários:

Enviar um comentário