maio 12, 2020

PASSATA


Passata
A minha amiga Lou, co-bloguer aqui no Everyroot, fez uma passata com pasteurização caseira, que me ficou na memória. A passata é a polpa de tomate cozida, sem a pele, sementes, conservantes ou temperos. É um óptimo meio de conservar o tomate sem ocupar espaço no frigorífico.
Ontem fui fazer o mesmo.
Não sei como a Lou fez, mas aqui vai a minha proposta.

Ingredientes
  • 2 kg Tomate maduro 
  • 10 tomates-cereja
  • Folhas de mangericão para aromatizar
O tomate tem que ser de boa qualidade e maduro.
Se for tomate chucha, cortar o tomate na vertical e retirar as sementes; eu fiz com tomate de cacho, ao qual misturei uns tomates-cereja para aumentar o sabor. Retirei as graínhas cortando ao meio na horizontal e depois em quatro.

Coloquei o tomate numa panela e deixei o tomate a cozinhar durante uma meia hora em lume baixo, indo calcando com uma escumadeira.
De seguida, passei por um passe-vite (que reteve a pele do tomate) e algumas graínhas que tinham ficado e, como ficou muito líquido, levei um pouco mais de tempo ao lume a apurar. Se for com tomate chucha, vai produzir-se menos líquido.

Enquanto isso, esterilizei uns frascos de vidro com tampa metálica num tacho com água fervente durante uns 15 min. Retirei-os frascos e as tampas e deixei a secar com a boca virada para baixo sobre um pano limpo. Podem também ir ao forno a 100º a secar.

De seguida, coloquei umas folhinas de mangericão no fundo de cada frasco, verti por cima o sumo de tomate obtido, deixando uns 2 cm de espaço em cima.

Para fazer a pasteurização caseira e conseguir conservá-los durante um ano fora do frigorífico, coloquei os frascos bem fechados numa panela alta, com um pano por baixo e outro na vertical a separar os frascos para que nao batam uns nos outros, cobri com água e deixei a ferver meia hora (a água deve cobrir dois dedos acima dos frascos; ir vigiando e, se for necessário, juntar mais água quente).
Após esse tempo, ficaram a arrefecer dentro da panela. Quando frios, é só secar os frascos e guardá-los na despensa.

Esta passata pode utilizar-se em pizzas, wraps, para fazer tomatada juntando a uma refogado de azeite, etc.

Hoje vai sobre umas tortilhas com um pouco de pera abacate e mozzarela fresca por cima!
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário