maio 12, 2020

MARMELADA COM MARMELOS DE DURRÃES


Marmelada com marmelos de Durrães

Gosto muito do Minho, da sua gente, da paisagem, das praias, dos viras, das feiras e dos amigos que lá tenho.
No ano passado em Agosto, fui, como sempre, convidada a passar o dia em casa do meu amigo ZN. Depois de um pic-nic no rio, fomos até à quinta, onde pude apanhar marmelos fantásticos, que tombavam das árvores, a chamar por nós. Deu para encher vários sacos e mete-me dó cada um que cai e não se aproveita, mas é mesmo assim! Ainda em Moledo, fiz uma marmelada que levei para outro jantar de amigos (receita da Bimby)  e ainda deu para a MB trazer para Lisboa. Já de regresso, dei conta dos restantes marmelos, transformando-os em várias tijelas de marmelada.

Em Lisboa, segui uma receita de marmelada da Maria de Lourdes Modesto intitulada Marmelada Vermelha à Minha Moda.
A minha, vermelha não ficou, (a da Bimby fica), até é bem amarelinha, mas garanto que é muito boa. 
Assim, usei 5 marmelos de pele lisinha, lavei-os, escovei-os bem para retirar a penugem e coloquei em lume baixo com 3 copos de água, a cozer durante uns bons três quartos de hora.
Depois de verificar que estavam bem cozidos e macios, descasquei-os, retirei o coração, passei pelo passe-vite e pesei o puré de marmelo.
Coloquei o mesmo peso de açúcar junto com a água de cozer os marmelos (depois de coada numa mousseline fina) ao lume até atingir os 115ºC. De seguida, juntei o puré de marmelo e deixei ao lume, mexendo ocasionalmente até fazer ponto de estrada – mais ou menos 15 min ou, ao passar a colher de pau, o doce forma uma estrada num fundo.
Deitei em tacinhas de barro, recortei umas rodelas de papel vegetal que embebi em Turkish Raki - uma espécie de aguardente turca anisada que tinha lá em casa à falta de aguardente portuguesa -, e vedei o doce. Dá para 9 taças daquelas que se compram para fazer tigeladas.
A receita diz para esperarmos 2 meses antes de consumir, mas a Maria provou logo e não quis esperar.
Já  só há 8 taças!
Vou guardar algumas para a Filipa, quando vier no Natal!
  • 1kl marmelos depois de cozidos e desfeitos em puré
  • 1kl açúcar
  • 2,5 dl água de cozer os marmelos
Zé, este ano se for (nem quero pensar que não vou...),levo-te uma destas tijelas!

Ana

NB:  a receita da Bimby também é óptima e dá muito menos trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário