dezembro 05, 2012

TARTE DE ÂMENDOA





Tarte de Âmendoa

A tarte de Amêndoas faz parte dos doces da minha mesa de Natal, desde os meus tempos de adolescente em que o gosto pela cozinha começou.

Foi em casa da minha amiga Lena Roque que eu vi as primeiras tartes a serem feitas pela mãe, a D.Adelina, de Vila Viçosa que as fazia com alguns dias de antecedência para depois as oferecer. Eu também faço o mesmo desde essa época.

 Ofereço tartes a amigos como presente.A quem por distância não posso oferecer aqui fica a receita da Tarte de Amêndoa da D.Adelina.

Base

  • 100 gr açucar
  • 200 gr farinha
  • 100 gr manteiga
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher de fermento royal

Preparação

Mistura-se muito bem a manteiga com o açucar e dpois junta-se-lhe o ovo batendo uns minutos.Em seguida deita-se-lhe a farinha e o fermento.Vai ao forno a cozer em forma untada e polvilhada.Quanto maior for a forma menor é a altura da massa.

Quando estiver a meio de cozer deita-se-lhe por cima o seguinte creme:

100 gr de açucar batido com 125 gr de manteiga (banho-maria), 3 colheres de sopa de leite e 100 gr de amêndoas descascadas e fatiadas.

Leva-se o creme ao lume e quando está a alourar deita-se por cima do bolo que assim acaba de cozer.

A tarte está pronta quando o creme com as amêndoa estiver dourado.

Lou

Sem comentários:

Enviar um comentário