dezembro 10, 2012

AGUALVAS DE CACAU

Agualvas de cacau

As agualvas são uns bolos típicos de Agualva, nos arredores de Sintra, muito fofos e com sabor a canela e limão.
No entanto, a Filipa veio trazer à memória as agualvas feitas pela avó.
Tendo desesperadamente procurado o caderno de receitas da minha mãe e não o tendo encontrado, socorri-me de outro livro antigo da minha tia e aí estava a receita das agualvas com cacau.
Que pretexto bom para fazer mais um bolo!
Ficaram melhores do que eu me lembrava e, depois de frias e colocadas numa lata de folha, ainda souberam melhor.
Ingredientes
  • 250 r. de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 c. sopa de cacau
  • 1 c. sopa de manteiga sem sal
  • 2,5 dl de leite
  • 250 gr farinha com fermento
  • 1 c. chá de bicabornato
  • açúcar pilé para envolver
Unta-se e enfarinha-se uma forma rectangular com 20*30 cm.
Liga-se o forno a 180º (médio).
Batem-se a manteiga com o açúcar durante uns 5 minutos. Envolvem-se o cacau, a manteiga derretida e fria, o leite e o bicabornato integrado na farinha.
Deita-se na forma que se coloca no tabuçeiro durante aproximadamente 30 min.
Como o meu forno não é muito bom, eu pus o tabuleiro sobre a placa de forno com um pouco de água no fundo para não queimar por baixo e a cozedura demorou 40 min.
Depois de pronto, deixei arrefecer um pouco, desenformei sobre um tabuleiro com açúcar pilé, cortei o bolo em triângulos que envolvi bem no açúcar.
Aconselho a envolver no açúcar quando se for comer, porque senão, passado uns dias, o açúcar foi absorvido, ficam pegajosos e muito mais doces. 
Vale a pena exprimentar porque são muito fáceis de fazer e ficam fantásticos!
Obrigada Filipa por teres lembrado a mãe!
Da próxima vez, vou experimentar a fazer com farinha sem gluten para a minha menina e com a receita original.
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário