abril 03, 2013

BOCHECHAS DE PORCO ESTUFADAS EM VINHO DO PORTO




Bochechas de porco marinadas em vinho do Porto

É difícil nestes dias de Junho, o melhor mês do ano, com feríados pelo meio, ter tempo para escrever.
De qualquer modo, aqui vai esta receita, com base nas melhores bochechas de porco que comi até hoje.
Em Monsaraz há um pequeno restaurante, o Xarez, com uma vista privilegiada que completa a rigorosa confecção do Chef. Sem ter pretenções a ser crítica gastronómica, digo só que gostei muito das bochechas de porco (não vêm na lista, na net), das migas de espargos com ovos e enchidos, da tarte de lebre, da farinheira com ovos mexidos e da sericaia (eu dispenso as ameixas de Elvas que hoje em dia nunca faltam, mas que não fazem parte da receita original). O vinho era um Monsaraz tinto muito agradável!

Atenção, eu não comi isto tudo, veio para picar e dividir por todos! Tudo muito bom!

Sem nada a perder, pedi a receita ao Chef, que me disse que se marinavam as bochechas em vinho do Porto, cenouras ripadas, cebolas picadas, alhos, 3 cravinhos (foi a única quantidade que mencionou) e o vinho tinto - que não precisa de ir logo no início -, durante umas horas. Perante a minha pergunta sobre se selavam a carne primeiro (armada em entendida...) , respondeu que antigamente sim, mas agora não. Continuando, disse que vai então ao lume em fogo lento com o caldo da marinada e o vinho tinto.

E pronto, a partir daí, esperei por sábado, fui ao meu mercado de Alvalade ver se encontrava o porco e as suas bochechas, tagarelei como sempre com a senhora do talho e fui para casa tentar refazer a receita, sem a minha menina mais nova, que este fim de semana não está em casa, unfortunately!

Ingredientes para 4 pessoas
  • 1 kg bochechas de porco (se for prato principal, devem ser duas/pessoa)
  • 4 cenouras ripadas
  • 3 cebolas às rodelas finas
  • 3 alhos francês
  • 3 ramos de aipo
  • 1 cabeça de alho
  • 3 cravinhos
  • 1 ramo de cheiros (salsa, tomilho)
  • 3 fl louro
  • sal e pimenta
  • azeite e banha
  • Vinho Tinto a cobrir as bochechas na marinada
  • 1 cálice de Vinho do Porto

Deixei as bochechas a marinar em todos os elementos logo desde o início.
De seguida, embrulhei as bochechas num pouco de farinha (esta vai dar corpo ao molho) e selei
-as numa mistura de azeite e banha. Juntei o líquido da marinada e deixei ferver para retirar o alcool aos vinhos. De seguida juntei as cebolas, deixei uns 10 minutos e introduzi as cenouras. Deixei cozer  mais 10 minutos, juntei os restantes ingredientes e deixei a fervilhar  em lume muito baixinho durante 3 horas, até estarem bem estufadinhas.

Acompanhei as bochechas com batatas fritas, tal como foi servido no Xarez. Arranjei uma saladinha de tomate com orégãos, e sentei-me na varanda a aproveitar o sol de Junho com um copo de vinho e as minhas bochechas. Não estava melhores, mas equivaliam.

Ana.

Sem comentários:

Enviar um comentário