março 09, 2013

NAGAMI KUMQUATZ


Compota de nagami kumquatz confitados, licor de laranja e canela

Num restaurante pertinho de minha casa comi umas tangerinhas confitadas fabulosas!
Prometeram-me a receita!
Como nunca mais chegava fui pesquisar qual o processo utilizado, tendo em conta que me disseram demorar 14 dias a preparar.
Vi imensas receitas de candied baby tangerines, tangerines confit, etc.
Como não consegui encontrar as tangerinas baby, confesso que também não procurei muito, fui experimentar com kumquatz, parente afastado e oriundo da Ásia.
Não vou colocar aqui a receita porque não resultou nada como queria, apesar dos frutos terem estado uma semana ao lume alternando com dias em calda de açúcar.

Olhei para os belíssimos kumquatz, retirei-os da calda, coloquei-os no 1.2.3. e voltei a juntar à densa calada de açúcar aromatizada com licor de laranja e canela.
Está uma compota fantástica e foi hoje o meu pequeno-almoço em torradas de pão escuro com sementes e manteiga.

Ingredientes
  • 16 kumquatz
  • 200 gr de açúcar
  • 2 c sopa de licor de laranja (eu usei Cointreau)
  • 1 copo de água
  • 1 pau de canela
Retirar os pés e lavar bem os frutos. Branquear (dar uma fervura leve) com água durante 10 min.
Retirar da água, cortar às rodelas e mergulhá-los de um dia para o outro no licor de laranja.
Levar ao lume o açúcar com a água e deixar ferver 10 min. Deitar os kumquatz, o licor e os dois paus de canela e deixar ferver em lume baixo mais uns 20 min.
Caso já tenha atingido o ponto, retirar do lume, pôr em frascos esterilizados e deixar arrefecer nos frascos virados ao contrário.

Vou continuar na minha pesquisa de tangerinas baby confitadas e à espera da receita.

Para já, fica esta compota óptima em torradas, com requeijão, magret de pato, lombo de porco assado....

Ana.

Sem comentários:

Enviar um comentário