Pesquisando na internet, cheguei a esta receita que tirei do site Clube de Vinhos Portugueses. Alterei a ordem de adição dos ingredientes e especifiquei o tipo de farinha e chila utilizados. Ficaram muito bons.
Ingredientes
- 12 ovos + 1 ovo desfeito
- 500 gr açúcar
- 250 gr amêndoa picada
- 200 gr doce de chila (Celeiro)
- 2 c farinha T55 com fermento
- 125 gr margarina
Batem-se as 12 claras em castelo e reserva-se.
De seguida, batem-se as 12 gemas com o açúcar, até se obter uma gemada à qual se junta o ovo, a amêndoa, a gila e a farinha em chuva.
Envolvem-se as claras batidas em castelo e vai ao forno em formas pequenas e bem untadas com margarina derretida ou spray de cozinha. Usei forminhas de silicone para garantir que se desenformam melhor.
Quando os bolinhos estiverem cozidos, retiram-se do forno. Deixei-se arrefecer e, na hora de servir, polvilhei com açúcar em pó. Depois coloquei em caixinhas de papel.
Os meus levaram 10 min em forno pré-aquecido a 180º, mas varia com o forno de cada um. O melhor é espetar um palito, que deve sair seco.
Dei a experimentar no atelier e dois colegas que disseram que a quantidade de açúcar era perfeita.
A receita original só refere doce de chila, pelo que esta versão, com doce de chila sem açúcar comprada no Celeiro, é menos gulosa do que se comprar um doce de chila normal ou mesmo se fizer em casa o doce tradicional.
Para quem gostar do kick típico dado pelo açúcar dos doces conventuais (o que é o meu caso), opte pelo doce de chila normal.
No jantar, o meu amigo não reconheceu os Cartaxinhos, o que me entristeceu um pouco, mas depois disse-me que, já tendo ouvido falar deles, nunca os tinha provado.
Fiquei mais animadita! :)
Só falta eu ir lá e provar os originais para comparar!
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário