novembro 22, 2021

OS MEUS CARTAXINHOS

 

Começo por dizer que esta imagem não é dos meus cartaxinhos, mas retirada do Público. Esqueci-me de fotografar, o que acontece com frequência, mas posso dizer que ficaram iguais.
 
Muito irritada porque acabei de apagar o post gigante que tinha feito e descobri que o Blogger não permite recuperar mensagens apagadas, escrevo de novo, talvez de forma mais reduzida, a receita dos meus cartaxinhos.
Nunca provei os originais da pastelaria Martinica no Cartaxo, mas fiquei curiosa!
Convidada para jantar em casa de Lisboa de um amigo, mas que tem casa em Vale da Pinta, Cartaxo, apeteceu-me levar uns bolinhos para a sobremesa que, no mínimo, lembrassem os famosos cartuchinos da Martinica, pastelaria fantástica no Cartaxo.

Pesquisando na internet, cheguei a esta receita que tirei do site Clube de Vinhos Portugueses. Alterei a ordem de adição dos ingredientes e especifiquei o tipo de farinha e chila utilizados. Ficaram muito bons.

Ingredientes

  • 12 ovos + 1 ovo desfeito
  •  500 gr açúcar 
  • 250 gr amêndoa picada
  • 200 gr doce de chila (Celeiro)
  • 2 c farinha T55 com fermento
  • 125 gr margarina

Batem-se as 12 claras em castelo e reserva-se.

De seguida, batem-se as 12 gemas com o açúcar, até se obter uma gemada à qual se junta o ovo, a amêndoa, a gila e a farinha em chuva. 

Envolvem-se as claras batidas em castelo e vai ao forno em formas pequenas e bem untadas com margarina derretida ou spray de cozinha. Usei forminhas de silicone para garantir que se desenformam melhor.

Quando os bolinhos estiverem cozidos, retiram-se do forno. Deixei-se arrefecer e, na hora de servir, polvilhei com açúcar em pó. Depois coloquei em caixinhas de papel.

Os meus levaram 10 min em forno pré-aquecido a 180º, mas varia com o forno de cada um. O melhor é espetar um palito, que deve sair seco.

Dei a experimentar no atelier e dois colegas que disseram que a quantidade de açúcar era perfeita.

A receita original só refere doce de chila, pelo que esta versão, com doce de chila sem açúcar comprada no Celeiro, é menos gulosa do que se comprar um doce de chila normal ou mesmo se fizer em casa o doce tradicional. 

Para quem gostar do kick típico dado pelo açúcar dos doces conventuais (o que é o meu caso), opte pelo doce de chila normal.

No jantar, o meu amigo não reconheceu os Cartaxinhos, o que me entristeceu um pouco, mas depois disse-me que, já tendo ouvido falar deles, nunca os tinha provado.

Fiquei mais animadita! :)

Só falta eu ir lá e provar os originais para comparar!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário