março 18, 2016

INDIAN LUNCH - QUEIJO CREME COM ERVAS AROMÁTICAS E CHUTNEY DE MANGA


Queijo creme com cebolinho  e coentros

Os hindus não comem carne e, geralmente, cada família tem uma vaca leiteira, que é tratado como um membro da família. 

No entanto, esta é de grande importância na alimentação, devido ao leite do qual fazem requeijão, manteiga (ghee), para não falar da urina e fezes que são utilizados no culto e ritos de penitência.

Assim, fiz pela primeira vez um queijinho que estava muito cremoso e parecia-se mais com um Boursin do que com um queijo fresco. É tão fácil de fazer, que me pergunto porque não meti mãos à obra há mais tempo.

Os ingredientes nesta receita devem ser respeitados porque, por exemplo, se se comprar leite que não seja fresco, não resulta.

Ingredientes
  • 1l de leite fresco 
  • 100 grs leite em pó gordo (usei Nido)
  • uma pitada de sal grosso
  • 12 gotas de coalho (vende-se em frasquinhos pequeninos na Farmácia e custam por volta de 2€) 
  • cebolinho q.b.
  • coentros frescos q.b.
Como tenho Bimby, coloquei no copo o leite, o leite em pó e o sal, à temperatura de 37º (Bimby: 37º/ 10 Min/vel.3)
Mas quem não tiver, é só pôr ao lume, ir mexendo sempre durante uns 15 min, e com um termómetro controlar a temperatura para que oscile entre os 35º e os 40º.

De seguida, juntei as 20 gotas de coalho e mexi mais um pouco (Bimby:30 seg/vel.3).

Retirei para um recipiente em vidro e deixei repousar 1 hora.

É extraordinário porque fica logo coalhado e parece um queijo fresco gigante.

Depois, verti o queijo para um pano grande lavado (convém que o tecido do pano não tenha pelos, eu usei um pano de cozinha), fiz vários cortes no queijo para que o soro começasse a sair, fechei tipo trouxa e coloquei a bola de pano com o queijo por cima de um recipiente, com o cuidado de não tocar no fundo,  para que o soro pudesse ir pingando Ficou assim, a repousar dois dias no frigorífico. 
Durante esse tempo, sempre que abria o frigorífico, apertava mais a bola de pano para ir concentrando o queijo e forçando a saída do soro.
 
Desenformei então para uma tijela e desfiz o queijo com um garfo, juntando o cebolinho  e umas folhas de órégãos frescos picadinhos.

Para ter uma bonita apresentação, forrei uma tijelinha com papel film, deitei o queijo, pressionei um pouco para retirar bolhas de ar e depois desenformei. Dá mais ou menos um queijinho do tamanho de uma mão em concha. Se por cima de um pouco de queijo, puser uma colherinha de chutney, a mistura do amargo do chutney com a cremosidade do queijo resulta muito bem.
 
Foi um sucesso e desapareceu no piscar de olhos.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário