março 21, 2016

INDIAN LUNCH - NAAN



Naan

Este pão é muito fácil de fazer e resultou muito bem como acompanhamento do caril. O problema foi tê-lo colocado na mesa ao lado das entradas... não sobrou quase nada para o caril e foi todo junto com o queijo fresco com o chutney e o hummus.

Uma dose dose é claramente curta para dez pessoas.

A receita foi a do livro da Índia da Bimby.

Ingredientes
  • 1 c chá sal
  • 1/2 c chá açúcar
  • 170 grs leite (usei gordo)
  • 150 grs água
  • 1c sopa óleo
  • 20 grs fermento de padeiro fresco
  • 450 grs farinha tipo 65
  • Sementes de cominhos
No copo da Bimby coloquei o sal, o açúcar, a água, o óleo, o fermento de padeiro fresco desfeito num bocadinho do leite e o restante leite (Bimby: 1,30 min/37º/vel2). Também pode ir a lume baixinho, mexendo sempre durante o mesmo tempo.

De seguida, juntei a farinha e amassei (Bimby: 2 min/simbolo bimby fechada/vel símbolo espiga).
Também se pode amassar à mão, sobre uma superfície enfarinhada. Coloquei então a massa - que deve ficar pegajosa -, numa taça alta ou larga, cobri com papel film e deixei a levedar embrulhada num cobertor ou num local quentinho, durante 1 hora ou até duplicar de volume.

Nesta altura pré-aqueci o forno a 250º.

Faltava mais ou menos 1 hora para o almoço e, assim, esperei; só quando o primeiro conviva chegou, estendi os pãezinhos e coloquei no forno.

Com as mãos enfarinhadas dividi a massa em 10 partes iguais e estiquei a massa com os dedos, dando-lhe a forma de uma gota com o tamanho de uma mão fechada.

Coloquei no tabuleiro do forno coberto com uma folha de película anti-aderente (assim escuso de o sujar com farinha),  e polvilhei com os cominhos (usei em pó porque não encontrei as sementes à venda).

No forno é muito rápido, e ficam só 2 min. de cada lado.

São mesmo muito bons para acompanhar o caril ou mesmo com ghee (manteiga clarificada).

Na Índia são atirados para as paredes de fornos artesanais e quando caem, estão prontos!

Vale mesmo a pena e são um sucesso!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário