setembro 16, 2012

NA BARRICA




Enguias de Barrica

Compradas na Feira de S. Mateus as Enguias da Murtosa, comem-se simplesmente acompanhadas com batata cozida com pele e uma salada.


Um pouco da sua História...

Decorria o ano 1942, quando se fundou esta empresa de conservas com a designação de "Fábrica de conservas da Murtosa, Lda".
Esta empresa familiar surge através de um contacto entre uma sociedade de Estarreja e um agente comercial de Lisboa, que tinha como objectivo exportar barricas de enguias com molho de escabeche para Itália, que nessa altura estava em guerra, nas famosas barricas de madeira artesanalmente fabricadas. 
A sociedade estarrejense contou com a ajuda de duas fritadeiras da Murtosa (mulheres que vendiam enguias em molho de escabeche nas feiras e festas),e conseguiram produzir 2500 barris de enguias. 
O produto teve de tal forma sucesso no estrangeiro que surgiu o desejo de dar continuidade ao projecto, assim a 7 de Novembro de 1942 surge a Comur, que inicia a sua actividade em edificio próprio em 1943, apresentando-se no mercado com as apreciadas barricas de enguias em molho de escabeche.
Ainda hoje, as barricas de enguias tem no interior do país uma grande expressão e são muito apreciadas, existindo mesmo uma rua na Feira de São Mateus em Viseu, baptizada com o nome de "Rua das enguias".

Lou

Sem comentários:

Enviar um comentário