setembro 17, 2012

EX LIBRIS


Perdiz Frita

O meu tio era caçador e desde sempre a perdiz fazia parte da comida da época de caça que a minha mãe preparava no Alentejo. Durante muitos anos foi o fornecedor lá de casa.Quando deixou de caçar, eram e são os amigos caçadores cujas mulheres não gostavam de depenar as “ditas” que me enchem o frigorifico e a mesa com as mesmas. Esta receita da minha mãe tão simples quanto a cozinha Alentejana é dedicada à minha amiga J. que durante anos me abasteceu de perdizes e para  quem eu prometi cozinhá-las, mas que nunca as conseguiu comer porque desapareciam antes do tempo.
  • 1 Perdiz do Campo
  • 1 cabeça de alhos
  • 2 colheres sopa de azeite
  • 1 folha de louro
  • Sal
Depena-se a perdiz e corta-se  em pequenos bocados que se temperam com uma pasta de alho (4 dentes) e sal moída no almofariz, ficando a repousar cerca de uma hora.
Numa frigideira alta coloca-se o azeite, o resto dos alhos inteiros e descacados e a folha de louro.
Aquece um pouco e deita-se os bocadinhos de perdiz que se vão voltando e fritando até ficarem tostados e louros .
Gosto de servir este prato com migas de espargos verdes silvestres, como de costume.
Lou

Sem comentários:

Enviar um comentário