Sopa de peixe da minha mãe com twist
Descobri um livrinho escrito pela minha mãe onde estava esta receita de sopa de peixe.
Era muito simples mas as saudades fizeram o seu trabalho e decidi pôr mãos à obra, aproveitando 3 cabeças de chaputa (ainda com posta agarrada), que tinham sobrado do arranjo em filetes, e um caldo da cozedura de camarões que tinha previamente congelado.
A receita original leva menos ingredientes e a diferença de sabor está no caldo do camarão, mas também é muito boa.
Esta que coloco é feita de raiz, mas pode sempre aproveitar-se um caldo de camarão que tenha sobrado ou nem sequer o adicionar.
Ingredientes para 4 pessoas
- Azeite q.b.
- 1 cebola média
- 1 batata para cozer
- 1 tomate maduro
- Cabeças ou postas de qualquer peixe branco
- Água + caldo de cozer o camarão
- 1 malagueta (opcional)
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho laminados
- 20 camarões (reservar 12 inteiros e partir os restantes)
- Salsa
- Sal
Comecei por cozer os camarões em água a ferver com sal, durante 3 min após a água levantar fervura.
Passei o caldo por um passador para retirar algumas impurezas que pudessem existir, descasquei os camarões e reservei ambos. Esta operação pode ser feita de véspera.
Enquanto o camarão cozia, arranjei a cebola em rodelas finas e cortei as batatas e o tomate em rodelas com 1cm de espessura.
Num tacho coloquei, por camadas, um pouco de azeite, as cebolas, as batatas, o tomate e por fim o peixe. Deitei ainda uma malagueta pequena (são mais picantes que as grandes), os alhos e uma folha de louro.
Acrescentei um pouco de água e algum caldo da cozedura do camarão, tapei o tacho e deixei a cozer por 15/ 20 min em lume brando.
Depois, retirei o peixe, desfiz em lascas e juntei aos camarões reservados. Parti 8 camarões em bocadinhos e separei 12 unidades, que deixei inteiras para enfeitar as taças onde servi a sopa.
Chegou a hora de triturar a sopa. Deve passar-se pelo passe-vite e não triturar num processador porque, com a emulsão, a sopa fica laranja, perdendo a cor vermelha do tomate — foi o que me aconteceu porque me esqueci deste pormenor).
De seguida rectificam-se os temperos e juntam-se as lascas de peixe e os camarões partidos em bocadinhos. Enfeitei com folhinhas de salsa e os camarões inteiros.
Vale a pena fazer de tão boa que é!
Faço as receitas da minha mãe porque me lembro cada vez mais da sua presença e a título de homenagem: pelo amor, dedicação e enorme paciência que sempre teve para com todas as vicissitudes da vida, incluindo a minha ‘reguilice’.
Que a sua memória perdure para as netas também através das suas receitas.
Obrigada Mãe!
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário