Sopa de lentilhas, tomate e coco
Nigel Slater é um dos cozinheiros que sigo. Os seus livros são lindos. É na sua essência um poeta.
O seu modo de (d)escrever sobre o jardim, as estações do ano, os produtos, as taças que usa, nada é vulgar, é um prazer lê-lo devagar, com uma chávena de chá bem quente.
Esta sopa ficou muito boa. A doçura do leite de coco a contrabalançar com o picante da malagueta e a acidez do tomate, enriquece o conforto das lentilhas.
Sopa de inverno por excelência, mas confesso que a comeria durante todo o ano.
Ingredientes para 4 pessoas
- 1,5 litros caldo de legumes
- 250 grs lentilhas pequenas verdes ou castanhas
- 2 cebolas médias
- 3 colheres de sopa azeite
- 3 dentes alho
- 250 grs tomate maduro
- 1 c sopa polpa de tomate
- 100 ml leite de coco
- 2 ou 3 c chá de LaoGanMa (crispy chilli)
- folhas de coentros para servir
Comecei por preparar o caldo de legumes (guardo um frasco com uma pasta de legumes feita na Bimby no frigorífico), juntando a uma colher de sopa da pasta o 1,5 lt de água a ferver.
Deitei as lentilhas (que não demolhei previamente) no caldo fervente e, assim que o caldo voltou à fervura, baixei um pouco o lume e deixei as lentilhas cozinharem durante 20 minutos ou até ficarem macias —ainda devem estar ‘al dente’.
De seguida, descasquei e piquei grosseiramente as cebolas. Aqueci o azeite numa panela grande, adicionei as cebolas e cozinhei por uns 20 minutos em fogo baixo até amolecerem. Descasquei os alhos, cortei-os em rodelas finas e juntei às cebolas. Deixei cozinhar mais uns minutos sem deixar queimar.
Nesta altura, piquei os tomates grosseiramente e misturei com o refogado, juntamente com a polpa de tomate. Deixei os tomates ferverem em lume baixo, parcialmente cobertos, até ficarem macios.
Juntei as lentilhas e o caldo da panela e temperei com sal, deixando a borbulhar por mais 10 minutos e, de seguida, misturei o leite de coco.
Como não tinha o LaoGanMa, deitei uns flocos de malagueta
seca e, assim que a sopa voltou a estar bem quente, servi nas tigelinhas, enfeitadas com folhas de coentros e um golo de leite de coco.
Faz um óptimo jantar, acompanhado de uma fatia pão torrado.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário