dezembro 31, 2020

EXTRATO DE BAUNILHA

Extrato de baunilha

Uso muito o extrato de baunilha em variadas receitas, às vezes até quando já passou um pouco do prazo e nunca morri por causa disso. Acho que perde uma pouco do sabor, that's all!

Como o que tinha já estava no fim, resolvi então fazer eu, porque sim, porque cada vez mais prefiro tudo home-made, porque sai mais barato, porque gosto de experimentar coisas novas.

Depois de pesquisar um pouco na internet, não muito até porque a receita é muito simples, fui comprar a vagem de baunilha (que me dá sempre murros no estômago pelo preço que custa); tinha em casa um resto de Smirnoff, Deus sabe lá de quando porque não me lembro de ter comprado vodka, e foi só juntar os dois ingredientes num frasco esterilizado e guardar na despensa no escurinho.

Agora é SÓ aguardar. Para quem não gosta de esperar, o SÓ torna-se gigante, mas é o preço a pagar para obter um produto que só vai melhorando com o tempo.

Ingredientes

  • 180 ml vodka (de qualidade (usei Smirnoff)
  • 2 vagens de baunilha
  • 1 frasco de vidro esterilizado

Abri as vagens de baunilha com uma faquinha bem afiada e cortei-as ao meio transversalmente para caberem no frasco que não era muito alto e ficarem totalmente submersas no líquido. Mantive as sementes agarradas às vagens. 

Deitei o álcool no frasco, juntei as vagens de baunilha e fechei bem.

Etiquetei com a data e guardei na despensa no escuro. Agora é só ir agitando ocasionalmente e assistir à maturação e escurecimento do líquido.

Segundo quem já preparou o extrato, ele atinge o ponto passados uns 4-6 meses, mas pode usar-se após 2 meses.

Vou ter de esperar.........

Tips: Há quem  prepare o extrato de baunilha numa versão não alcoólica com glicerina comestível mas, como já tinha o vodka em casa e li que o álcool extrai mais rapidamente o sabor da baunilha, não hesitei.

Usei a etiqueta que a Clara de Sousa 'oferece' em formato pdf no seu blog.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário