antes de ir para o forno
saída do forno
Gosto muito de pizza, da napolitana, da siciliana, massa alta e fofa, massa estaladiça, da mais simples só com tomate e queijo, da de figos e presunto, etc, etc, etc.
Hoje decidi experimentar trocar a base da pizza feita com farinha de trigo por outra que lhe faça juz e que não engorde tanto. Fui pesquisar várias receitas e acabei com esta, que propunha uma série de variantes, o que me permitiu usar os ingredientes que tinha, sem sair de casa.
Vou colocar aqui só a experiência que fiz. Na receita original refere alternativas como o fermento em vez da linhaça, outros tipos de farinha com a de amêndoa, de trigo, aveia ou sorgo/milo.
Ingredientes: pizza média para 2 pessoas
Massa:
- 800 grs de floretes de couve-flor
- 1,5 c sopa de sementes de linhaça moídas (uso a integral castanha escura moída em casa) diluídas em 1/4 chávena de água
- 1/3 chávena farinha de espelta
- 1 c chá de orégãos secos
- 1/4 c chá alho em pó
- 1/2 c chá sal
Recheio
- 5/6 c. sopa tomatada (azeite, alho, tomate em pedaços, s. e p., folhas de mangericão fresco)
- 1/2 - 1 chávena queijo mozzarela em fios
- 1 mozzarela fresca
- 6 azeitonas pretas descaroçadas
- Folhas mangericão ou alecrim
Preparação da massa
Comecei por misturar a linhaça com a água numa tacinha e reservei no frigorífico onde deve ficar no mínimo 1 hora Ficou 2 horas.
Numa tijela grande misturei os secos.
De seguida fui tratar da couve-flor. Desmanchei-a em floretes reservando 800 grs para a pizza. O que sobrou vai servir para uma sopa.
Na Bimby, cozi ao vapor a couve-flor (assim não fica com tanta água e mantém mais o seu sabor), colocando 1/5 lt de água no copo ao qual juntei 1 c chá de sal; deitei os floretes no recipiente da varoma, tapei-a e deixei a cozinhar 25 min/ Varoma/ Vel.1. Quando já estava morna, embrulhei a couve-flor num pano limpo e espremi bem até não deitar nenhum líquido. Esta operação é essencial para a massa ficar seca e consistente. Retirei a massa do pano, embrulhei em película aderente e reservei no frigorífico, enquanto esperava mais um pouco que a linhaça inchasse na água e a absorvesse. * Antes de misturar a papa de linhaça na couve-flor, escorri-a um pouco porque ainda tinha um bocadinho de água.
De seguida, com a mão, misturei bem a couve-flor com a papa de linhaça e os secos, amassando um pouco. Fiz uma bola que envolvi em película aderente, e achatei formando uma bolacha. Reservei no frigorífico até à hora do jantar.
Tomatada
Para o recheio preparei uma tomatada, fazendo um refogado com 1 cebola e 1 dente de alho picados e amolecidos em lume brando em 3 c sopa de azeite quente. De seguida, deitei sobre o refogado um pacote de 400 grs de tomate em pedaços, um pouco de sal e pimenta, umas 4 folhas de mangericão fresco e deixei a cozinhar em lume brando com tacho tapado por uns 15 min. Reservei sem triturar. A pizza iria ter um ar rústico pelo que preferi assim.
Esticar e cozer da massa:
3/4 de hora antes do jantar, acendi o forno a 230º por uns 15 min (ou até o forno atingir essa temperatura).
Tirei a massa da pizza do frigorífico, descartei a película em que estava envolvida e, com o rolo da massa, estiquei-a sobre uma folha de silicone própria para o forno, até ter aproximadamente 5 mm de espessura. fica mais ou menos com 30 cm de diâmetro. Mantendo a folha de silicone por baixo, transferi a massa para o tabuleiro do forno e lá ficou 25 min, a dourar, na prateleira central do forno. Ter cuidado para não queimar por baixo.
Topping
Passado esse tempo, retirei o tabuleiro do forno e cobri a base da pizza primeiro com um pouco de tomatada, sobre esta o queijo em fio, e, por cima, a mozzarela fresca partida grosseiramente com os dedos, as azeitonas e as folhas de mangericão (só tinha alecrim e foi o que puz). As combinações deste recheio são infinitas: cogumelos, restos de perú ou frango assados, ananás, espinafres, figos, presunto, outros queijos, etc.etc. Foi novamente ao forno 8 min.
Descansou 5 min já cá fora enquanto um creme de coentros muito quentinho nos preparava o estômago para o que aí vinha.
A massa foi aprovada: estava crocante e tinha consistência suficiente para se poder comer à mão sem se desmanchar.
Além disso ficou muito gulosa como se quer uma pizza e foi a quantidade perfeita para duas pessoas que não jantem como se não houvesse amanhã.
A repetir.
Tips: Ter a tomatada, várias bases de couve-flor feitas e o queijo mozzarela em fios, congelados. Assim, caso nesse dia não haja tempo ou paciência para fazer o jantar, já está tudo pré-preparado e cozinhado, sendo só preciso descongelar, cobrir com uM toppping à escolha e colocar no forno.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário