maio 31, 2018

CARIL DE CAMARÃO



King Prawn Curry
Descobri a Shemin e o filho Jamie numa das minhas pesquisas da internet.

Como ela própria descreve no seu site:
“Ao longo do meu crescimento no Uganda, algumas das minhas lembranças mais preciosas são da minha mãe preparando a comida no pátio da cozinha. Estive sempre rodeada por alimentos aromatizados com ervas frescas e especiarias e um amor pela fantástica comida indiana.

Inspirada por essas memórias, criei uma variedade de pastas de caril frescas com base nas receitas tradicionais de famílias....


Originária da Índia, as pastas de caril que faz são 100% naturais, sem aditivos, conservantes, glúten ou lactose.
Apeteceu-me logo experimentar e pedi à minha Filha F. que vive em Londres se podia comprar, o que ela fez pela internet em 3 segundos, enviando 3 variedades diferentes para eu testar.

A que aqui apresento hoje é a Seafood Curry Paste  - medium hot.
Todas as que comprei foram as medium hot e mesmo assim a minha amiga Ju almoçou cá no outro dia e disse que era picante demais para ela.

Segui a receita que a Shemin propôs na embalagem que envolve a pasta de caril.

Ingredientes para 6 pessoas
  • 1 c sopa de azeite (a receita diz óleo mas eu prefiro o azeite)
  • 1 cebola grande finamente picada
  • 1 pimento vermelho (comprei um que dizia pimento italiano e parece uma malagueta gigante)
  • 1 lata de de 3400 grs de tomate aos pedaços
  • 100 grs (uma latinha) de SHEMIN'S Seafood Curry Paste
  • 1 Kg de camarões grandes (King Prawn Curry) (eu coloquei-os inteiros com casca e cabeça)
  • 2 c de sopa de coentros frescos picados
  • 1 c. sopa de sumo de limão
  • 200 ml de leite de coco

A receita dá como opcional o leite de coco e os coentros mas para mim são essenciais para, respectivamente, contrabalançarem o picante e darem frescura ao prato.

Primeiro, coloquei no meu tacho de ferro fundido (acho mesmo que estes tachos fazem toda a diferença), uma colher de sopa de azeite a aquecer e seguidamente deitei e deixei amolecer a cebola picada uns 3 min.

Seguidamente, juntei o pimento em tiras finas, tapei o tacho e ficou a cozinhar 3 min.

Juntei então os tomates de lata e a pasta de caril. Envolvi bem  e deixei a apurar em lume brando mais uns 5 min.

Quando abri levantei a tampa, os aromas saltaram de imediato. Juntei meio copo de água morna, porque o molh estava a ficar um pouco grosso, juntei o leite de coco e os camarões.
Voltei a tapar o tacho e deixei a cozer os camarões uns 7 min , até ver se já estavam cor de rosa.

Entretanto fui fazer um arroz solto basmati sem gordura para servir com o caril. Também fica bem com noodles ou couscous.


Passado este tempo, desliguei o lume e deixei a descansar enquanto vim começar a escrever a receita.

Depois de morno, retirei com cuidado os camarões um a um, descasquei-os, espremi os sucos das cabeças para o tacho ao qual devolvi os bichinhos já sem roupa, os coentros e o sumo de limão.

Claro que posso fazer a pasta de caril mas esta pasta de caril feita da mistura de ervas frescas e especiarias com a adição de tamarindo e mostarda em grão é fantástica para pratos de marisco ou vegetarianos ou mesmo para marinadas.

Outras receitas se encontram no site, para uso das diversas pastas.

Muito bom e bastante picante!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário