maio 23, 2018

ARROZ DE CORVINA


Plantação de arroz, Portugal, anos 60

Arroz de Corvina

Aos sábados de manhã gosto de manter o meu ritual de ir ao mercadinho biológico comprar fruta e legumes, seguir para o Mercado de Alvalade para me deliciar com o peixe da Teresa e as aves na D. Ana, ainda passo na banca do requeijão, dou um salto às azeitonas britadas, as minhas preferidas, e paro uma meia hora para tomar um café na pastelaria em frente e ler o que me estiver a interessar na altura.

Chegando à peixeira, estava a olhar para um rabo de garoupa a pensar fazer no forno com batatinhas, quando o senhor que tinha a senha antes de mim, disse:
- Quero aquele rabo de garoupa, por favor!
- Como vai fazer?, perguntou a Teresa
- É para um arrozinho!

Pronto, lá se tinha ido o meu almoço mas, por outro lado, a idéia do arroz de peixe iluminou-me e, não desistindo, pedi as 2 postas de corvina e o rabo que estavam ao lado, e fui para casa feliz da vida, a pensar num arroz malandrinho aromatizado com coentros. Como o rapaz da banca ao lado onde arranjei umas peras abacates me deu um ramo de coentros (esta coisa de dar um raminho de seja do que for, já não me acontecia há muito tempo e muito menos por iniciativa do vendedor...), foi só ir ao meu café e seguir para casa.

Ingredientes
  • água (~ 600 grs)
  • 3 tomates maduros
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  •  sal e pimenta
  • 3 c sopa azeite
  • 3 postas de corvina ou garoupa
  • 250g de arroz carolino
  • 12 camarões grandes
  • 1 molho de coentros picados
Coloquei a água num tachinho a aquecer em lume brando enquanto preparava o resto.

Salpiquei o peixe com um pouco de sal grosso e reservei.

Num processador juntei o tomate, a cebola e os alhos e piquei 8 seg (vel 5 na Bimby).

Num tacho deitei o azeite e levei ao lume até aquecer bem. Verti a mistura anterior à qual adicionei a  polpa de tomate, o sal e a pimenta e deixei a cozinhar cerca de 10 minutos no tacho tapado.

De seguida, deitei a água reservada quente e assim que levantou fervura juntei as postas do peixe, as quais passei por água primeiro para retirar o sal que já tinha feito o seu trabalho.

Passados uns 10 minutos,  quando vi que o peixe estava cozido, retirei-o  para um prato para arrefecer.

Entretanto, juntei o arroz ao meu caldo aromático de cozer o peixe, tapei o tacho e deixei assim em lume brando uns 5 minutos. 

Nessa altura, quando estava a meio da cozedura, juntei os camarões inteiros (com casca e cabeça) e os coentros picados e deixei cozer fica mais outros 5 minutos aproximadamente. Fui vigiando e adicionando um pouco água quente quando via que estava a secar muito.

Enquanto esperava que o arroz cozesse e pensava na vida, fui desfazendo o peixe em lascas, deitando fora as espinhas e a pele. 

Ainda com algum caldo e com o arroz mesmo quase cozido (al onda), retirei os camarões que descasquei, aproveitando o líquido das cabeças, e por fim juntei os com o peixe e os sucos ao arroz.

Salpiquei com mais uns coentros picados e foi só sentar-me com uma copa de vinho branco gelado!

Uma delícia! 

Sempre bom servido de imediato.
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário