março 16, 2014

NOTHING BUT THE FISH

Pablo Picasso



Pescada assada no forno

Não costumo comprar peixe congelado, mas a minha tia disse-me que estas pescadas do Chile são muito boas e eu experimentei.
Comprei uma inteira que mandei cortar em postas e guardei no congelador a aguardar uma oportunidade.

Apetecendo-me um peixinho, lembrei-me da dita cuja e descongelei duas postas para mim e para a minha teenager.

Ingredientes

                1 cebola
                4 batatas médias
                2 postas de pescada 
                sal e pimenta preta q.b..
                1 pitada de pimentão doce
                2 dentes de alho pequenos     
                2 rodelas de limão
                sumo de meio limão
                azeite q.b.
                3 hastes de salsa fresca
                100 ml vinho branco

Cozi  as batatas lavadas e partidas em cubos em água com sal durante uns 5 minutos após levantar fervura. Devem ficar ainda um pouco rijas para não se desfazerem no forno.

Num pyrex, fiz uma cama com as rodelas de cebola e os alhos picados onde deitei as postas.

Reguei o peixe com o vinho e um bom fio de azeite. Temperei com sal e pimenta, polvilhei com uma pitada de pimentão doce e salpiquei tudo com a salsa fresca cortada fininho.

Reguei o peixe com o sumo de limão e por cima de cada posta de pescada coloquei uma rodela de limão.

Levei a forno pré-aquecido a 180 º C durante cerca de 30 minutos ou até verificar que a pescada estava devidamente assada.

A meio da cozedura coloquei as batatinhas mal cozidas à volta do peixe, reguei com um fio de azeite e deixei acabar de assar, regando o peixe e a batata com o molho que se formou no tabuleiro pelo menos duas a três vezes durante o tempo de cozedura.

Gostámos muito e a pescada era de facto boa! melhor do que algumas frescas que tenho comprado cuja carne é mole e sem graça. 

Mesmo assim, nada que se compare à frescura da pescada que comprei no verão passado no mercado de Caminha! Com graça e muita brejeirice, a senhora que ma vendeu, segurando pelo rabo da pescada e inclinando-a na minha direcção, dizia:
- Ó menina olhe para isto, parece um menino de 20 anos!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário