setembro 02, 2020

BOLO INVISÍVEL DE MAÇÃ E CANELA

 Bolo invisível de maçã e canela

Abriu a Feira do Livro e, alegremente, fui deambular pelos stands, matando as saudades, com calma e muito calor. 

Um dos livros que me prendeu a atenção foi este chamado Bolos Invisíveis, da Presença, com várias receitas que têm como tema comum a fruta ou os legumes e a técnica apresentada: uma massa fina de clafoutis e muitos frutos ou legumes laminados finamente.

Decidi experimentar o de maçã e canela e, mal cortei uma fatia, lembrei-me da Bebinka, sobremesa indo-portuguesa também construída em camadas e não muito doce (pelo menos é o que guardo na memória do Cantinho da Paz).

Ingredientes 

  • 1,5 kg maçã pesada com casca (usei umas maçãs vermelhas de Alcobaça, mas para a próxima quero  fazer com maçã Granny Smith, aumentando um pouco o açúcar por causa da acidez)
  • 3 ovos
  • 80 grs + 20 grs de açúcar mascavado
  • 50 grs manteiga meio sal derretida
  • 120 grs farinha com fermento
  • 1 c café canela
  • 150 ml leite gordo (não tinha, usei meio gordo)

Comecei por acender o forno a 180º e untar uma forma redonda de fundo falso com 23 cm de diâmetro, que forrei com papel vegetal, voltei a untar e enfarinhar.

Derreti a manteiga numa tacinha no MW e reservei, deixando arrefecer.

Bati os ovos com os 80 grs de açúcar, aos quais juntei aos poucos a manteiga, a canela e a farinha, misturando bem. No final fui deitando aos poucos o leite.

De seguida, descasquei as maçãs (uso o descascador de cenouras), retirei o centro com o descaroçador  e fui colocando-as num pouco de água com sal grosso a cobrir, para não escurecerem. 

Com a mandolina (a minha é metálica, era da minha avó e não tem protector de dedos) fui laminando as maçãs para uma taça. Este é o processo que dá mais trabalho e requer maior atenção, para não se ficar sem dedos.

Incorporei a massa do bolo na maçã e, com as mãos, coloquei a mistura na forma, com algum cuidado para as lâminas de maçã ficarem esticadinhas e não enroladas. 

Polvilhei com as restantes 20 grs de açúcar, e coloquei no forno durante 50 min, começando a vigiar passados 30 min. 

É importante deixar arrefecer antes de desenformar. 

Fica um bolo muito agradável e pouco doce, mas quem quiser pode aumentar o açúcar da massa para 100 grs. Eu gostei dele assim e aguenta-se bem 1 semana no frigorífico.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário