novembro 02, 2019

ARROZ DE BERBIGÃO



Arroz de berbigão
Gosto  muito de ir aos sábados de manhã ao Mercado de Alvalade e à Teresa ver e escolher peixe para fazer para o almoço. Nesse dia havia berbigões óptimos, gordos. Peguei num kilo destes bivalves, num robalo de alto mar, nuns filetes de peixe-espada  e vim para casa toda contente. No caminho para o carro ainda passei no Isco ir buscar o pão de espelta, que tinha encomendado antes e ainda estava quente.

Chegando a casa,  coloquei logo os bichinhos de molho em água fria com sal no frigorífico, enquanto arrumava tudo o resto.

Passado mais ou menos uma hora, coloquei uma frigideira grande ao lume com tampa onde abri os berbigões.. À medida que vão abrindo, vou deitando fora as cascas e reservando os bichinhos numa tacinha.


No final, guardo a água que os berbigões deitaram, depois de coada através de uma musselina para não vir com a areia que ainda possa conter.

Esta é a primeira parte. Começa agora a preparação do arroz.

Pico na Bimby (também  se pode fazer à mão) uma cebola média, 2 dentes de alho e 80 ml de azeite (5 seg/ vel. 5). Baixo o que ficou agarrado com a espátula e se for preciso pico mais uns 2 seg.
Junto 1 tomate grande bem vermelho lavado com casca e sementes e pico novamente durante o mesmo tempo e velocidade anteriores.  A seguir deixo a refogar 10 min/ 100º/ vel 1.

Passo então esta tomatada para o tacho, deito o arroz carolino e deixo em lume muito brando a envolver um bocadinho.

Nesta altura a preparação pode parar e ser retomada 10min antes do almoço.

Junto de seguida uma colher de sopa de vinho branco, mexo durante mais um bocadinho e no fim   água de abrir os berbigões mais a que faltar (quente) para perfazer quase o triplo da quantidade de arroz, uma folha de louro, sal e pimenta. Tapo o tacho e deixo a magia acontecer até o arroz estar al dente. Nessa altura rectifico de sal (ainda deve conter líquido da cozedura), junto os berbigões e os coentros picados, tapo novamente e espero uns 3 min.

Ingredientes
  • 1 kilo de berbigão
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 80 ml de azeite
  • 1 tomate maduro grande
  • 300 g de arroz carolino
  • 1 folha de louro
  • 1 c. sopa de vinho branco
  • 20 g de coentros frescos, só as folhas
  • Sal e pimenta-preta q.b.

Fica tão bom...No dia seguinte comi o  que sobrou mas não tem nada a ver. Este prato deve mesmo ser comido na hora!

O arroz foi à mesa acompanhado pelos filetes temperados com um bocadinho de limão depois de fritos e uma salada de espinafres!

Noutro dia, fiz um arroz de dourada com berbigão, aproveitando uns restos de dourada que tinha assado no forno com azeite, alho, vinho branco, folhas de louro, rodelas de limão, salsa, sal e pimenta.

Juntei o molho do assado da dourada à agua de abrir os berbigões e fui deitando no arroz até estar cozido. Depois juntei o peixe e os berbigões ao mesmo tempo. Fica uma refeição completa.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário