novembro 23, 2013

ALMOÇO DE SÁBADO DE OUTONO: PENNE, BERINGELA E REQUEIJÃO NO FORNO

OUTONO
Tarde pintada
Por não sei que pintor. 
Nunca vi tanta cor 
Tão colorida! 
Se é de morte ou de vida, 
Não é comigo. 
Eu, simplesmente, digo 
Que há fantasia 
Neste dia, 
Que o mundo me parece 
Vestido por ciganas adivinhas, 
E que gosto de o ver, e me apetece 
Ter folhas, como as vinhas. 

Miguel Torga
Do livro: Diário X, s/editora, 1966, Coimbra
 Penne, beringela e requeijão no forno

Comecei por pensar numa salada. Tinha uma beringela, um requeijão e comecei a imaginar o que fazer. 
Depois olhei pela varanda e o dia estava escuro, chovia, uma coisinha light era tudo menos o que me iria confortar.
Peguei numa tarteira de ir ao forno e à mesa e comecei a dar forma à minha "salada" de outono.

Ingredientes
  • massa penne
  • 1 requeijão
  • tomatada
  • folhas de mangericão
  • beringela
  • sal e pimenta
  • azeite
  • azeitonas pretas
  • molho branco
  • parmesão
Cozi um mão cheia de massa penne e reservei guardando um pouco da água de cozer.
Cortei a beringela em cubos, passei-a por um pouco de azeite em lume alto e também reservei.
Aqueci um pouco da tomatada que já tinha feito, juntei a beringela, umas folhas de mangericão, umas azeitonas pretas sem caroço e deixei a fervilhar uns 15 minutos ao lume.
Envolvi a massa neste preparado com um pouco da água de cozer a massa (1/2 copo), verifiquei os temperos e deixei aquecer para envolver todos os ingredientes. A esta hora o cheirinho já ocupava toda a cozinha.
Depois de barrar a tarteira com um pouco de azeite, deitei tudo lá para dentro. Espalhei o requeijão cortado aos bocadinhos por cima, cobri com um béchamel e polvilhei com parmesão ralado na hora.

Na hora de servir, liguei o forno a 180º e deixei aquecer e tostar por cima.

Que  belo prato de outono! acompanhei com uma salada de alfaces temperada com azeite e limão! Afinal sempre fiz uma salada.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário