março 31, 2013

AMÊNDOAS DE MILÃO

Amêndoas caramelizadas com canela
Fui comprar  amêndoas ao supermercado e só havia uns pacotinhos com um fancy look e com amêndoas importadas da Alemanha.
Sem me querer alongar em considerações irritadas, digo só que não comprei e fui de carro mais 15 min. tentar outro supermercado, lembrando-me das tardes que passava em Marim (Algarve), na quinta do meu padrinho, a baloiçar numa cama de rede sob uma amendoeira.
Consegui finalmente comprar umas amêndoas portuguesas.
Mais contentinha, fui para casa!
Gosto muito destas amêndoas com canela.
Fáceis de fazer, estão prontas em meia-hora.
Ingredientes
  • 250 grs. amêndoas com pele
  • 250 grs. açúcar
  • 130 grs. sopa de água
  • 2 c. sopa canela em pó
Forrar o tabuleiro do forno com uma folha de silicone ou de papel vegetal de cozinha, que eu ainda oleio por cima, e reservar, para depois deitar as amêndoas.
Numa frigideira larga com mais ou menos 25 cm de diâmetro medido por dentro, (sem ser anti-aderente) põem-se em lume médio o açúcar e a água a aquecer, sem se mexer. Deixa-se fervilhar uns 10 min até se conseguir uma calda muito leve. Pode-se ir abanando por vezes a calda mas não se mexe.
Passado esse tempo (o tempo vai depender do lume), quando a calda está a borbulhar mas completamente líquida, juntam-se as amêndoas espalhadas pelo fundo.
Continua-se a deixar as amêndoas cozinhar nessa calda, sem se mexer e, quando o açúcar começa a cobrir as amêndoas, com uma colher de silicone vão-se envolvendo bem as amêndoas no açúcar.
Neste ponto é muito importante não parar de mexer. O açúcar vai se ttransformando numa areia grossa e depois volta a liquidificar num caramelo claro. 
Polvilham-se as amêndoas com a canela e continua-se a mexer até estarem todas envolvidas.
Retirar do lume um pouco antes do caramelo estar todo derretido porque o calor residual vai continuar a trabalhar, caramelizando as amêndoas.
Quando estiverem todas cobertas, neste processo não nos podemos distrair nem afastar do lume, deitam-se muito rapidamente sobre o tabuleiro do forno coberto pre-preparado e, com dois garfos, separam-se as amêndoas rapidamente, enquanto quentes.
São deliciosas!
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário