outubro 22, 2012

SEGREDO, SEGREDO, SÓ SE FOR..


Bacalhau com massa e feijão

Durante os trabalhos de feitura dos moldes das pegadas que antecederam a abertura dos túneis de Carenque, íamos almoçar num muito modesto establecimento da zona, meio-café, meio restaurante , onde se comia um saboroso bacalhau com massa de cotovelo e feijão-frade,….Simples e bom, este prato popular no tempo barato do “fiel amigo”ficou associado ao estudo e à luta pela salvaguarda da importante jazida com pegadas de dinossário do Pego Longo….
O dono da casa estava ao balcão e servia às mesas e a mulher, que cozinhava, dava-lhe uma ajuda, trazendo ela mesma as travessas aos clientes com os quais gostava de tagarelar, quebrando assim a solidão da cozinha escura ao fundo da sala.
Que coisa boa – achei por bem elogiá-la, dirigindo-me ao marido, a servir-me café- Parabéns à cozinheira. Uma delicia este bacalhau.
Não tinha ainda terminado a bica, francamente má, diga-se, já a dona Aurora ali estava à minha frente, limpando as mãos ao avental.
-   Quer dizer que gostaram?
-   Muito mesmo. Parabéns. Tem é de me dizer o segredo.
- Não tem segredo nenhum - garantiu, feliz -, faço um esturgido bem temperado com azeite, muita cebola, alho, louro, pimentão doce uns cravinhos e duas malaguetas. Às vezes ponho tomate,  outras vezes não. Hoje não pus, gosto mais dele assim.  A seguir, meto-lhe o bacalhau já sem as espinhas maiores e cortadas aos bocados. Não lhe tiro a pele que aí é que está o gosto. Deito-lhe o feijão, que já tinha cozido à parte, e no fim a massa. Depois é só ter cuidado para não deixar secar. Vou vendo e deito umas lagriminhas da água de cozer o feijão e pronto.
Segredo, segredo …só se for…
-Só se for o gosto com que mexo em tudo o que é da cozinha.
Lou


Sem comentários:

Enviar um comentário