outubro 08, 2012

SALADA DE OUTONO





Salada de Marmelos Asssados

Estando no Outono e chegando a época dos marmelos, decidi experimentar uma receita diferente da habitual e trabalhosa marmelada.

Após alguma pesquisa, descobri estes marmelos assados do Nigel Slater, decerto influenciada pela minha filha F.

Ingredientes


  • 4 marmelos
  • 4 c sopa cheias de açúcar
  • 4 c. sopa maple syrup, mel ou caramelo (eu fiz  um caramelo leve com 1 chávena de açúcar e 4 c. sopa de água)
  • 4 cravinhos
  • 2 estrelas de anis (como não tinha as estrelinhas, substitui por 1 c. chá de erva-doce)
  • ½ limão
  • 500 ml água


Para a versão salada: 2 pacotes de rúcula, ½ chávena de cajus torrados sem sal, azeitonas pretas ou uvas pretas, 1 queijo de cabra, azeite e sumo de limão).

Comecei pela tarefa mais ingrata de pelar, descaroçar e cortar em metades os marmelos, deitando uns bons pingos de sumo de limão por cima para não oxidarem e escurecerem.

Levei a água com o açúcar a ferver ao lume, acompanhada do cravinho e da erva-doce para aromatizar e submergi-os no xarope de açúcar, deixando a cozer até estarem tenros, aproximadamente 25 minutos.

Liguei o forno a 180º, coloquei os marmelos num pyrex juntamente com 150 ml do xarope e os aromatizantes e verti o caramelo por cima.

Assaram durante 30 minutos - dependendo do forno, devem assar até ficarem macios. Deixei arrefecer e cortei-os em fatias finas.

Preparei uma vinagreta com 3 c. sopa azeite e 1 c. sopa sumo de limão, 1 c. chá do molho de assar os marmelos. Aqueci um pouco de queijo de cabra e procedi à montagem da minha salada.

Numa tijela coloquei uma boa porção de rúcula (a não selvagem que é menos agressiva), deitei por cima o queijo de cabra quente em pedacinhos e as fatias de marmelos. Envolvi na vinagreta e salpiquei a salada com os cajus e as azeitonas (com uvas pretas também fica bem). Gostei muito do contraste entre as várias texturas e temperaturas aliadas ao sabor agri-doce,

Curiosamente, ficam muito pouco doces. Esta receita de marmelos assados (sem os ingredientes da salada) também pode servir como sobremesa e, caso sejam muito gulosos, podem servir em pratos individuais, cobertos com uma colher de natas batidas com açúcar e salpicados com cajus, nozes, pistachios ou pinhões torrados, por exemplo. Eu comi-os ao pequeno-almoço salpicados de amêndoas torradas e canela.

Ficam também muito bons se acompanham uma carne assada, de preferência gamão, como aconselha o N. Slater; neste caso, misturando o molho reduzido com o suco de fritar a carne.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário