novembro 27, 2012

14 ANOS E FRUTOS SILVESTRES


Bolos de morangos com chantilly

A Maria fez 14 anos!
Ontem, às 11:30h da noite!
Antes que comece com dissertações vulgares e deprimentes do estilo como o tempo passa, o que não deixa de ser uma amarga verdade, vou saltar essa parte e vou já para o bolo que adorei fazer e sobretudo enfeitar.
Fiz um pão de ló simples que alterei não por mérito ou criatividade mas porque me enganei, mas ficou muito bom. Depois, deixei arrefecer e separei em duas metades. Recheei com chantilly acabadinho de fazer e morangos aos bocadinhos (ainda os há,Made in Portugal, eu sei que não estamos na época mas a minha menina  gosta muito de frutos silvestres).
Montei as duas metades e cobri novamente com Chantilly e morangos, framboesas e mirtilos.
Na cobertura fiz umas formas tipo beijinhos com o bico do saco de pasteleiro.
Ela adorou e nomeou-o o bolo official dos anos d’hora em diante. Mas avisou-me logo para não me esquecer do bolo de chocolate.
Esse vou fazer para 5ªfeira, para a 2ª parte das festas – que nós gostamos de festas ciganas de 3 dias -, quando ficarem lá em casa a jantar e a dormir, finalmente, a Mafalda e a Teresinha.
Pão de ló
Para 1 c. sopa de farinha, deve juntar-se 1 c. de sopa  de açúcar e 1 ovo.
Sendo assim, eu devia ter feito:
  • 7 ovos
  • 7 c. sopa de farinha com fermento
  • 7 c. sopa açúcar
Aqueci o forno a 200ºC.
Bati muito bem o açúcar com as gemas e, de seguida, fui envolvendo alternadamente as claras batidas em castelo com a farinha peneirada.
Coloquei a mistura numa forma redonda com 25 cm de diâmetro, sem buraco. untada e enfarinhada e foi ao forno de imediato.
Mal o bolo entra, deve baixar-se logo a temperatura de imediato para os 150º.
Fica então a cozer aproximadamente 15 min.
Cobertura e recheio
  • 2 pacotes de natas frescas de 200 ml cada.
  • 4 c sopa de açúcar
  • morangos, mirtilos e framboesas
Já só há metade, dado que outra grande fatia foi comida ao pequeno-almoço.
Para acompanhar o jantar, e para não haver refilices sobre nunca há sumos, fiz uma limonada com um pouco de açúcar amarelo e à qual teria ficado bem uma folha de hortelã, se houvesse….
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário