setembro 11, 2013

LEITE DE CREME BIO





Leite de Creme

Dona Rosa, Dona Rosa, a sua filha chegou!

Pois é, chegou a minha filha! e apesar de estarmos em Setembro há árvores em flor e está um sol lindo!
Para festejar quis para fazer um doce. A minha idéia levava muitas natas e mascarpone e a F. pediu antes um gelado de limão, mais leve.
Depois de muito procurar pela receita que tinha da minha prima que, ao contrário das outras, não leva leite condensado, encontrei-a bem escondida num livrinho antigo. Infelizmente percebi que um dos ingredientes tinha que estar 24 horas no frigorífico e tive que escolher uma alternativa, sem farinha porque esta tem uma relação difícil com a F.

Lembrei-me dum leite de creme muito bom que tinha aprendido a fazer nas aulas do Carlos Brás Lopes, mas quando fui ver a receita levava natas…..

Fiz então uma sem natas, muito simples:

Ingredientes
  • 12 gemas de ovos biológicos
  • 200 grs de açúcar
  • 2 cascas de limão biológico (só o vidrado)
  • 1.5l de leite (usei meio-gordo)
  • 3 c sopa de amido de milho (Maizena)
Bati com a batedeira as gemas com o açúcar até estarem fofas e brilhantes.
Juntei a maizena e continuei a bater.
No fim atirei lá para dentro as cascas de limão e juntei o leite.

Cozi durante uns 40 min em banho-maria, mexendo sempre e com cuidado para a tijela com o leite de creme não tocar na água a ferver.

Depois distribuí através de um passador de rede por 10 ramekins, que coloquei no frigorífico a arrefecer.

À hora do jantar e quando já estiverem frios, vou deitar um pouco de açúcar granulado por cima e caramelizar. Com o caramelo feito na hora fica bem melhor, não só pelo contraste das texturas como das temperaturas.
Como não tenho o maçarico, vai à moda antiga com a pá própria para o efeito. A minha filha também gosta mais assim!

Amanhã continuo o post com os comentários.
Espero que esteja boa e ela não ache com muito açúcar!
...................................................................................................................................................................
gostou, não achou muito doce, a mais pequenina também gostou, receita a repetir!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário