junho 14, 2012

FESTA, FESTA, FESTA - BOLO DE AMÊNDOA COM BATATA



                                                                    Bolo de Amêndoa com Batata
Tenho saudades de quando era pequena, imensas…sinal da idade decerto…mas adiante.
Decidi fazer o bolo de amêndoa da minha mãe. O bolo de todas as festas de aniversário de que me lembro, minhas e da Pipinha.
A ser rigorosa, diria que o bolo é do Doces e Cozinhados da Isalita mas, para mim, é o bolo da minha mãe.
  • 250 gr de amêndoa moída com pele
  • 250 gr de batata cozida e passada no passe-vite ou esmagada com um garfo
  • 500 gr de açúcar (pode diminuir para 400 grs ou usar açúcar amarelo)
  • 125 gr de manteiga
  • 6 gemas de ovos e 4 claras batidas em castelo
  • 2 colheres mal cheias de farinha.
Mistura-se a amêndoa com o açúcar e a batata. Junta-se a manteiga derretida e no fim as gemas e a raspa de 1 limão.
Depois de bem batida a massa, envolvem-se as claras em castelo e deita-se a farinha em chuva.
Vai ao forno a 180º em forma untada e enfarinhada, durante uns 50 min/55 min, conforme o seu forno. Espete um palito para verificar se está cozido.
É muito bom e a batata com a amêndoa dão-lhe uma humidade e textura fantásticas.
Quem quiser pode rechear com Chantilly para refrescar, mas eu gostava mesmo assim, coberto com açúcar em pó, 10 velas cor-de-rosa em castiçal de florinhas e uma fita larga rosa a abraçá-lo.
Parabéns a você…
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário