Broas de mel
Após a chegada definitiva do Outuno, decidi fazer estas broinhas para acompanhar o Chá da Alice da Lu. A Albina, de Santarém, ensinou-nos a comer estas fantásticas broas típicas do Ribatejo e que, mesmo com o passar dos tempos, nos foram sempre chegando à casa de Lisboa. Esta receita foi ligeiramente modificada pela adição das nozes.
Ingredientes
- 0,5 l azeite (eu usei 250 ml de azeite suave + 250 ml óleo)
- 1l água
- 0,5 kg açúcar amarelo
- 250 g mel
- 30 g erva doce moída
- 10 g canela em pó
- 1 c. café sal fino
- 100 g miolo de noz picado grosseiramente (opcional)
- Amêndoas com casca por cima (opcional)
- 1 kg farinha T55 sem fermento
Num tacho largo e baixo coloquei o azeite, a água, o açúcar, o mel, a erva doce, a canela, o sal e o miolo de noz. Deixei levantar fervura e adicionei de uma só vez a farinha, do mesmo modo como se fazem os rissóis.
Agora era preciso algum músculo para mexer bem com uma colher de pau. Depois de bem misturada, fui mexendo sempre durante uns 5 minutos ao lume para enxugar um pouco a massa.
Deitei de seguida a massa sobre a mesa de trabalho (não é preciso olear primeiro) e deixei arrefecer só um pouco, coberta com papel filme, para não formar crosta.
Formei bolinhas que achatei com as mãos, e com a ajuda de um molde, marquei na massa uma flor por cima, sobre a qual coloquei uma amêndoa.
Foram ao forno médio10 a 15 minutos para scozerem, após o que polvilhei com açúcar, quando estavam ainda quentes.
Foram feitas no Dia de Todos os Santos. A mãe iria adorar!
Ana.
Sem comentários:
Enviar um comentário