janeiro 23, 2025

MASSA FOLHADA CASEIRA

Não sei se esta é a melhor maneira de fazer massa folhada. Experimentei a receita do Paulo Rocha @paulo_rocha.77 e resultou numa massa crocante e bem feita. É fácil de fazer. Fiquei fã. 

https://www.youtube.com/watch?v=FYeLH1rnEJA

Tinha um recheio de azevias que fiz para o Natal e com o qual recheei os pastéis. 

Ingredientes

  • 200 grs farinha de trigo T55
  • 3 grs sal fino
  • 100 ml água à temperatura ambiente
  • 150 gr manteiga amolecida e dividida em 3 partes (usei sem sal)

Numa tijela colocar a farinha, o sal e a água. Mexer com uma colher metálica até humedecer a farinha e depois amassar na mesa por 5 minutos. Moldar uma bola e deixar a descansar dentro da taça coberta por película aderente por aproximadamente 1 hora.

Verifica-se o véu e, se estiver elástico e sem romper quando se estica com os dedos, está pronta.

Estende-se a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada (virando dos dois lados e esticando), num rectângulo de 25cmx45cm (o lado de 25cm fica virado para nós). Com ajuda das costas de uma faca fazem-se dois riscos leves na massa, para marcar três partes de 25cmx15cm cada.

Barram-se dois terços da massa com 50 grs de manteiga. Dobra-se o lado sem manteiga por cima do terço central e cobre-se com o outro terço. Ficamos com um rectângulo de 25cm*15cm que se embrulha em película aderente e vai ao frigorífico por 30 min.

Repete-se todo o processo de formar e barrar o rectângulo de 25cm*45cm novamente, com o lado de 15cm virado para nós. Vai novamente ao frigorífico embrulhado em película aderente por 30 min.

Volta-se a estender um rectângulo maior que os anteriores e que fique com 35cm*45cm (coloco sempre o lado mais estreito virado para mim) e barra-se toda a superfície com as restantes 50 grs de manteiga. Faz-se um rolo apertadinho que fica com um comprimento de 35cm.

Guarda-se no frigorífico embrulhado em película aderente.

Na hora de utilizar, cortam-se rodelas de 1,5cm de largura com que se forram as forminhas da seguinte forma:
Colocam-se as rodelas com a parte lisa cortada assente no fundo das forminhas e, com a ajuda dos dois polegares, vai-se esticando a massa até forrar toda a forma. Podem humedecer-se os polegares se ajudar a não pegar a massa.

Coloquei as formas no frigorífico uns 30 minutos e só depois recheei com o creme. 

Vai a forno pré-aquecido muito quente (o máximo da temperatura que o vosso forno der) durante uns 10 min. Tem que se ajustar o tempo e a temperatura consoante o forno. Deixei arrefecer os pasteis numa grade fora das forminhas.

Ficaram muito bons! guardei os pastéis que sobraram numa lata. Devem ser comidos no próprio dia porque no dia seguinte a massa folhada já está mole.

Nota
Comprei entretanto umas forminhas de pastel de nata. Quando tiver a receita coloco aqui no blog.

Ana