maio 07, 2013

LE DÎNER SUR L'HERBE VIII - Petit-Grand Gateaux com arandos vermelhos...

Bolo de Chocolate da Teresinha

Petit-Grand Gateaux com arandos vermelhos marinados em Vinho do Porto
Chef TRC

E eu a julgar que o meu bolo de chocolate era bom!
Ainda a propósito do jantar da Paula, este bolo que a Teresinha levou é uma versão diferente do meu bolo de chocolate, mas bem melhor do que o meu. 
Com menos farinha e curiosamente mais alto,  o sabor acidulado dos arandos e do vinho do Porto dá-lhe um sabor exquisite.
Aqui vai a receita tal como me foi transmitida.

Bolo de chocolate - petit gateaux

6 ovos (claras para bater)+gemas para misturar com o açúcar
200g açúcar
250g manteiga sem sal
250g chocolate com 70% de cacau da Lintz
50g farinha com fermento
(claras em castelo no fim)
Forno 200 graus 15 a 20 min (fica líquido no interior)

30 m fica um pouco + sólido mas ainda pastoso no interior (o de ontem teve 30m).
A velha forma tem 245mm ø. Quanto aos arandos, estiveram cerca de 2h, em vinho do Porto "kopke-Tawny-selected Port".
Boa experiência e degustem!
Bjs
TC


Aqui está como eu depois a repeti, com sucesso:
- Misturar no MW o chocolate partido com a manteiga (eu usei o NESTLÉ semi-amargo)
Bater as claras em castelo e reservar;
- Bater bem as gemas com o açúcar;

- Envolver a papa de chocolate e manteiga;
- Envolver a farinha peneirada;
- Envolver as claras em castelo;

Colocar a mistura na forma com fundo amovível (eu usei a minha de 22.5cm de diametro) previamente  forrada com papel vegetal, barrada e enfarinhada.
Foi a forno previamente aquecido a 190º/200º, 15 min.
Depois de frio, polvilhar com muito açúcar em pó até obter uma camada branca.

Comprei umas framboesas congeladas, acrescentei a olho, mas ou menos metade da quantidade das framboesas de açúcar branco, e sumo de meio-lmão, e deixei em lume baixo durante uns 15 min. A compota de framboesa tem uma acidez que contrasta muito bem com o doce do bolo. 

É um bolo lindo e óptimo!

Dica: Experimentem a fazer tudo igual mas sem adicionar a farinha. Vai directa para o frigorífico e fica uma fantástica mousse de chocolate, que pode ser servida com os arandos e uma colher de natas batidas com pouco açúcar!


Ana.

2 comentários:

  1. Posto assim, até parece receita de "Chef" (das bem complexas).
    Mas ninguém acredita que as receitas que faço são apenas as que têm tanto de bom e "exquisite" como de fácil!

    ResponderEliminar
  2. Teresinha, podes dizer só qto tempo ficaram os arandos a marinar no Porto?

    ResponderEliminar