Mousse de chocolate sem pecado
Não, não fui eu que inventei! Não tenho conhecimentos nem de física nem de química suficientes para isso, mas tenho pena, porque esta mousse é fantástica e só leva chocolate e água.
Não dá para acreditar mas é verdade.
Hervé This é um físico e químico francês que trabalha para o Instituto Nacional de la Recherche Agronomique em Paris, tendo como principal área de pesquisa científica a gastronomia molecular e centrando o seu trabalho na procura de mecanismos de fenómenos que ocorrem durante as transformações culinárias.
Assim, inventou esta mousse de chocolate que se pode comer sem se achar que se está a cometer uma luxúria reflectida na sombra da areia na praia.
Depois de comer uma taça, ainda a transformei em trufas, óptimas acompanhantes de uma chávena de café.
Ingredientes
- 200 grs ou 2 tablettes de chocolate preto com 70º de cacau (eu usei Lindt)
- 150 grs de água
Colocar uma taça sobre outra com cubos de gelo.
Partir o chocolate em pedaços e pôr num tacho com a água.
Partir o chocolate em pedaços e pôr num tacho com a água.
Ligar o lume baixinho e deixar derreter o chocolate mexendo sempre com uma espátula. Isto demora segundos.
Transferir a mistura de imediato para a taça e começar a mexer vigorosamente com uma vara de arames durante uns 5 min. Aí, é bom que tenhamos algum ginásio porque o músculo do braço recente-se!
A minha filha Maria deu-me uma ajuda. Qunado começa a ficar com consistência de mousse parar logo e transferir para as taças.
Cobrir com natas batidas ou com um coulis de laranja ou morango, podem acrescentar-se pinhões ou amêndoas torradas, ou o que se quiser!
Está pronta a comer!
Esta receita dedico-a à minha filha Filipa, que vai gostar muito!
Dicas: Se tiver batido demais, de modo a que a mistura se tenha tornado granulada, significa que a espuma se transformou numa emulsão. Nesse caso, simplesmente derreta a mistura e bata novamente.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário