maio 20, 2013

MILAGRE DA QUÍMICA





Mousse de chocolate sem pecado

Não, não fui eu que inventei! Não tenho conhecimentos nem de física nem de química suficientes para isso, mas tenho pena, porque esta mousse é fantástica e só leva chocolate e água. 
Não dá para acreditar mas é verdade.

Hervé This é um físico e químico francês que trabalha para o Instituto Nacional de la Recherche Agronomique em Paris, tendo como principal área de pesquisa científica a gastronomia molecular e centrando o seu trabalho na procura de mecanismos de fenómenos que ocorrem durante as transformações culinárias.

Assim, inventou esta mousse de chocolate que se pode comer sem se achar que se está a cometer uma luxúria reflectida na sombra da areia na praia.

Depois de comer uma taça, ainda a transformei em trufas, óptimas acompanhantes de uma chávena de café.

Ingredientes
  • 200 grs ou 2 tablettes de chocolate preto com 70º de cacau (eu usei Lindt)
  • 150 grs de água
Colocar uma taça sobre outra com cubos de gelo.

Partir o chocolate em pedaços e pôr  num tacho com a água.
Ligar o lume baixinho e deixar derreter o chocolate mexendo sempre com uma espátula. Isto demora segundos.

Transferir a mistura de imediato para a taça e começar a mexer vigorosamente com uma vara de arames durante uns 5 min. Aí, é bom que tenhamos algum ginásio porque o músculo do braço recente-se!

A minha filha Maria deu-me uma ajuda.  Qunado começa a ficar com consistência de mousse parar logo e transferir para as taças.
Cobrir com natas batidas ou com um coulis de laranja ou morango, podem acrescentar-se pinhões ou amêndoas torradas, ou o que se quiser!

Está pronta a comer! 
Esta  receita dedico-a à minha filha Filipa, que vai gostar muito!

Dicas: Se tiver batido demais, de modo a que a mistura se tenha tornado granulada, significa que a espuma se transformou numa emulsão. Nesse caso, simplesmente derreta a mistura e bata novamente.

Ana




Sem comentários:

Enviar um comentário