maio 22, 2013

HISTERIA DE MORANGOS




Morangos, gelado de yogurt de morango e coulis de morango

Ontem de manhã, fiz um dos meus programas preferidos. fui ao mercado de Alvalade!
Levantei-me cedo, deixei a minha menina a dormir, e armada com dois sacos grandes, lá fui eu comprar o que queria e o que nem tinha pensado ainda.
Para além dos óptimos peixes, frutas, legumes, ... há a banca da Fátima e do marido em que eu me perco.
De origem indiana, tem produtos que em geral não se encontram cá: ruibarbo, pastinaca, etc. O que é pena é serem tão caros!
-  Vêm da Holanda, diz o senhor!  e de Londres. Na Beira Alta dão pastinaca a comer aos animais, nós temos que importá-la, eles não estão organizados para nos trazer aqui a Lisboa...

Enfim, pelo vistos o mal deste país é falta de organização, embora os nossos dirigentes pareçam ter vidas bem organizadas... mas isso é outra história.

Voltando à sobremesa de hoje, comprei 2 kl de morangos, que escolhi uma a um, a 99 cts/ kg. Fiquei feliz e decidi fazer uma sobremesa em que o principal e quase único convidado fosse o morango.

Há tempos que pensei que os cremosos yogurts do Lidl dariam um óptimo gelado de morango. Fui para casa e experimentei.

Gelado de morango
1 yogurt de 1000 mg de morango do Lidl
0,5 Kg morangos
2 c sopa de açúcar amarelo
2 claras em castelo
pingos de limão

Bati os primeiros ingredientes na liquidificadora, envolvi as claras batidas em castelo com uns pingos de sumo de limão e pus a congelar. Quem não tem máquina de fazer iogurts deve, de 1/2 em 1/2 hora e até o gelado solidificar, ir mexendo bem, para  dissolver os cristais de gelo.

Coulis de morango
Fiz um coulis de morango tal como está descrito na minha anterior receita.
Experimentei uma alternativa, misturando a metade da receita 1/2 chávena de amêndoas trituradas no 1.2.3.
Esta versão ficou com um sabor mais denso. A Maria preferiu a receita original.

Montagem em taças individuais
Parti morangos frescos aos pedacinhos, coloquei por cima uma bola de gelado e como topping final o coulis de morango. Fica bonito enfeitado com uma folhinha de hortelã, que eu não tinha.
Devido ao coulis, esta sobremesa leva-nos à memória do gelado da Conchanata, na Av da Igreja, onde eu ia em pequena. É um gelado light, mas nem parece que não leva natas. Como todos os gelados de yogurt fica sempre um pouco com cristais de gelo!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário