maio 12, 2013

A PÊRA ABACATE E O CAMARÃO CASARAM-SE E OS CHERRIES FORAM À FESTA!



Coroa de pêra abacate e camarões frescos 

Ainda a propósito do mercado de Alvalade, não resisti a comprar uns camarões frescos, a preços muito diferentes do camarão congelado ou já cozido, mas que justificaram o custo.

Assim, o almoço de sábado foram uns pimentos padrón de entrada, uma clássica salada de camarões com pêra abacate e umas nêsperas de sobremesa.

Ingredientes
  • uma dúzia de camarões frescos
  • 1 pêra abacate em gomos
  • 1 alface frisada em juliana
  • maionese fait à maison com ketchup
  • 8 tomates cherry
Cozedura dos camarões
Em água a ferver com bastante sal (1 lt água, 10 gr de sal) deitei os camarões e deixei cozinhar 3 minutos. Entretanto deitei água gelada acidulada com um gomo grande limão numa taça e, mal passaram os 3 min, escorri os camarões e deitei-os na água fria para não ficarem moles.  Depois foi só descascar e reservar.

Maionese cor de rosa
1 ovo orgânico à temperatura ambiente
1 c chá de mostarda de Dijon
2 dl azeite e/ou óleo (eu usei óleo)
sumo de limão (a gosto)
sal e pimenta
1 c sopa de ketchup
1 c sopa de whisky

Num copo deitei todos os ingredientes (menos o ketchup e o whisky) à mesma temperatura.
Assentei a varinha mágica no fundo e emulsionei durante um minuto. Misturei no fim o ketchup e o whisky e depois foi só ir ao frigorífico pelo menos 15 minutos.
Esta quantidade é demasiada para a salada. 
Pode dividir-se a quantidade da maionese a meio e juntar metade do ketchup e do whisky.
Com  a outra metade, juntar uns pickles de pepino, salsa e ovo cozido picados, alcaparras, 1 filete de anchovas, sumo e raspas de limão e fica-se com um molho tártaro para acompanhar uma boa posta de pescada cozida.

Montagem
Fiz uma cama de alface (escolhi as folhas de dentro mais estaladiças e reservei as restantes para a sopa), por cima coloquei a maionese, os tomatinhos, a pêra abacate e os camarões. Casamento perfeito!

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário