maio 22, 2013

REVUELTO DE ESPÁRRAGOS TRIGUEROS



Ovos mexidos com espargos bravos 

Estes espargos são diferentes dos que se compram no supermercado, ainda que também verdes. Estes encontram-se na beira da estrada no Alentejo ou em Espanha, presumo que no campo pela mesma latitude, dado que a paisagem se assemelha e não faz separações fronteiriças.

Ofereceram-me um belo molho de espargos com os quais fiz uma salada e estes ovos mexidos à espanhola.
Muitas receitas há, com presunto, com chouriço, misturando os ovos sem os bater primeiro. etc.
Aqui vai a que eu fiz e que e que resultou bem.

Ingredientes
  • Um molho de espargos bravos
  • 4 ovos biológicos
  • 1 dente de alho
  • azeite qb
  • sal e pimenta
  • 1 c sopa de natas
Atados com um elástico, cozi-os na vertical com as pontas para cima num tacho com água e sal. As pontas são frágeis e só o vapor as coze.

De seguida, parti-os em pequeninos troços, deitando fora a parte do espargo onde a faca já não entra, normalmente a uns 5 cm da base. Se forem muito fininhos, aproveitam-se todos. Reservei.

Aqueci um pouco de azeite na frigideira, deitei um dente de alho descascado e esmagado, deixei envolver o sabor no azeite e refoguei os espargos.

Enquanto lá estavam, parti os ovos, temperei com sal e pimenta e bati ligeiramente com um garfo.

Juntei os ovos e fui mexendo com um garfo de pau. A meio da coagulação, juntei as natas, mexi mais um pouco e verti a restante gemada. Tudo isto demora uns 2 min.

Foi só fazer uma salada de tomate para acompanhar. As natas tornam-nos macios. Também se podia ter juntado 2 c sopa de leite aos ovos. Faz o mesmo efeito mas dá menos sabor.

Ana.

Sem comentários:

Enviar um comentário