Gelado de natas com cobertura de morangos
Com a Primavera finalmente chegaram os morangos. Os meus preferidos são os mais pequenos, encarnados, madurinhos. A minha filha Filipa descobriu uns óptimos quando passeávamos hoje de manhã. Mal aparecem, lembro-me logo da cozinheira da Câmara que costumava fazer este óptimo gelado de natas e me cedeu a receita. A vantagem dos gelados é que não necessitam de ser feitos no próprio dia. Para servir, é só retirar do congelador e pôr no frigorífico uma hora antes.
Gelado
- 5 claras à temperatura ambiente
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 2 pacotes des natas frescas
Faz-se um merengue batendo bem as claras em castelo com uma pitadinha de sal. Quando estiverem firmes, juntam-se 4 colheres de açúcar e continua-se a bater mais uns 5 minutos. Por fim, envolvem-se as natas com cuidado. Passa-se uma forma redonda com furo por água, deita-se aí o gelado, Cobre-se com película aderente e vai ao congelador, de preferência de um dia para o outro.
*Para as claras ficarem bem batidas devem estar sempre à temperatura ambiente e deve ir-se aumentando a velocidade da batedeira aos poucos para ir entrando o ar.
Coulis de morango
- ½ kl de morangos
- 250 grs de açúcar
- sumo de ¼ de limao
Num tacho fervem em lume baixo durante 20 minutos os morangos cortados aos bocados com o açúcar e o sumo de limão. Deixa-se arrefecer. De seguida, passa-se o doce pela varinha mágica.
Desenforma-se, mergulhando a base e os lados da forma por água quente rapidamente para o gelado descolar.
Vira-se sobre um prato e cobre-se com o coulis por cima.
Enfeita-se com morangos frescos e folhinhas de hortelã.
* em especial para o psl.
Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário