abril 22, 2012

BOLO DE REQUEIJÃO À MODA DE VIANA DO ALENTEJO E MAÇÃS ASSADAS

image

image

 Bolo de requeijão e maçãs assadas

Está um dia de vendaval! Cá em casa dormiu-se pouco. O Yuri saltava por cima das camas nervoso com o vento, as portas e o telheiro que não paravam de bater. Viver num 10º andar não ajuda. Alerta vermelho em quase todo o país!
Dito isto, que óptimo pretexto para não sair de casa  e ir para a cozinha.
Depois de um creme de alho francês quentinho, mas que não merece especial referência, puz-me a fazer maçãs assadas a pedido da Maria.
MAÇÃS ASSADAS
3 maçãs reinetas grandes com um pau de canela no lugar do caroço, uma colher de sobremesa de açúcar amarelo sobe cada uma e regadas com um pouco de água e vinho do porto, aí foram elas todas engalanadas para o forno. Antes primeiro, dei um golpe horizontal na casca a toda a volta, para que os líquidos se misturem melhor. Vou regando de quando em vez e é só deixar arrefecer um pouco. Cá em casa comem-se mornas.
Tendo a Maria satisfeita, fui fazer o que já tinha em mente: um bolo de requeijão.
BOLO DE REQUEIJÃO
Já experimentei várias receitas de bolo com requeijão e gosto de todas. Mas para experimentar uma diferente, segui a receita do bolo de Requeijão à Moda de Viana do Alentejo do Chefe António Nobre, talvez já com recordações do fim de ano em Reguengos. Substituí a margarina por manteiga sem sal, acrescentei uma colher de chá de fermento em pó à farinha e reduzi o açúcar em 10 gr.
Ingredientes
  • 250 gr requeijão (não usei o de Seia, mas sim um normal)
  • 150 gr farinha sem fermento
  • 190 gr açúcar
  • 50 gr manteiga
  • 4 ovos
  • raspa de 1 limão
  • 1 c. chá canela em pó.
Passei o requeijão por um passador de rede com a ajuda do maço do pilão. Poupa-se tempo com a ajuda deste utensílio. Bati os ovos com o açúcar, juntei a canela, a manteiga derretida, a raspa do limão e o requeijão. Bati mais um pouco e no fim envolvi a farinha peneirada em chuva com o fermento. Foi ao forno a 160º durante 40 minutos, em forma redonda com buraco, revestida  a papel vegetal oleado e enfarinhado.
Ficou muito fofo e com um leve travo a limão. Excelente para acompanhar uma chávena de chá num dia como hoje.
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário